Tendências

Especialista aponta que ainda é cedo para afirmar presença da tecnologia 5G no Brasil

Gabriela Resende, content lead do Portal de Planos, explica que o serviço ainda não é pleno no País

A chegada do 5G já virou assunto entre os brasileiros, mas também trouxe dúvidas e inúmeras incertezas. Diante de tal realidade, a content lead do Portal de Planos, Gabriela Resende, elencou alguns pontos que devem ser levados em consideração para que não existam enganos quanto ao uso dessa nova tecnologia.

Que outros países já estão em um estágio mais avançado que o Brasil, não há dúvidas e de acordo com Gabriela, por aqui, a “corrida” já começou, mas com alguns pontos que necessitam de muita atenção. Operadoras anunciaram a expansão dos testes e coberturas em diversas cidades no território nacional, mas a verdade é que nem todos os aparelhos celulares são compatíveis com a rede 5G. Atualmente, somente três modelos possuem essa compatibilidade. “Enquanto especialistas em telecomunicações, podemos dizer que não é necessário correr para trocar o plano ou o celular, uma vez que o 5G ainda não tem todo o potencial que a tecnologia pode oferecer”, ressalta Gabriela.

Somente após a realização do leilão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), previsto para 2021, que o 5G estará mais próximo de se tornar uma realidade 

Somente após a realização do leilão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), previsto para 2021, que o 5G estará mais próximo de se tornar uma realidade. Em paralelo, também é necessário todo o investimento em infraestrutura para que a tecnologia atinja sua capacidade em 100%. Como o 5G ocupa frequências mais altas, o processo não deve ocorrer do dia para a noite, pois as operadoras precisam iniciar a instalação de antenas e outros equipamentos.

É importante lembrar que a Covid-19 retardou os testes que teriam sido feitos esse ano para que o lançamento não interferisse em outros serviços já existentes. Em meio a tanta informação, a especialista aconselha o consumidor a não se precipitar. “O Portal de Planos, por exemplo, pode ser um grande guia para os usuários encontrarem os planos das operadoras que estão mais investindo nos testes. Mas caso o consumidor queira trocar de plano, é só usar o Comparador de Planos. Com ele, dá para encontrar os pacotes ideais de acordo com a área de cobertura das operadoras”, conclui.

Mesmo que os brasileiros ainda tenham que aguardar para a real chegada da tecnologia 5G, os benefícios fazem a espera valer a pena, pois trata-se de uma Internet muito mais rápida, que viabiliza a funcionalidade de inúmeros equipamentos que necessitam desse avanço, como carros automáticos, drones e produtos que utilizam a realidade virtual.

O Portal de Planos surgiu em 2015 como um site especializado em serviços de telecomunicação. Adquirido pela Escale em 2019, cujo CEO é Ken Diamond, seu principal objetivo é oferecer ao consumidor informações para facilitar a contratação de serviços de Internet, TV por assinatura, celular, telefone fixo e combos das mais diversas operadoras do país, tudo de forma digital, ágil e transparente em um só lugar. No Portal de Planos, o consumidor pode adquirir os pacotes que atendam sua necessidade, além de fazer uma comparação precisa dos serviços das principais operadoras do mercado (Vivo, Claro, TIM, SKY, Oi, Nextel, etc), através de ferramentas como o comparador de planos de celular e de Internet fixa. No site, também é possível fazer teste da Internet, que permite verificar a velocidade e taxas de download e upload. Com um time de marketing representado pelo Engenheiro Químico e Mecatrônico, especialista em Marketing Digital e Inteligência de Mercado, Yuri Kaminski, e a Head de Marketing, Raphaelly Bragança, a empresa alcançou seu destaque no mercado e vem colhendo uma média crescente de tráfego no site a cada mês.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos