Informe aqui

ESET compartilha 5 dicas para fazer compras on-line com segurança

Como é cada vez mais comum, as compras on-line nos permitem acessar preços promocionais e produtos diferentes com pouco investimento em tempo. Embora sejam uma opção prática, é importante cuidar dos dados pessoais e dos cartões de crédito, verificando se as transações são seguras.

A ESET, líder em detecção proativa de ameaças, compartilha as boas práticas para ter em mente na hora de comprar os presentes de fim de ano na Internet:
1. Comprar em sites conhecidos
É importante verificar a reputação dos sites visitados e seus fornecedores, ler os comentários de outros compradores e se certificar de que eles usam o HTTPS. Além disso, no caso de adquirir um software, é preciso se assegurar de que seja apenas através de páginas oficiais.

2. Não baixar a guarda nas redes sociais
Confira se as fanpages são verificadas ou têm uma boa reputação. Além disso, não envie dados confidenciais por meio de mensagens diretas. É sempre recomendável enviar esse tipo de informação por meio de formulários seguros que garantam a privacidade dos dados.

3. Ficar atento ao phishing
Esta ameaça não ocorre exclusivamente nos e-mails, mas em todas as plataformas utilizadas. Desconfie de ofertas extraordinárias, preços excessivamente baixos e promoções incríveis, especialmente nas datas em que as compras on-line são mais populares.
É necessário ter cuidado com as pesquisas que prometem dinheiro ou descontos. Fique atento também ao receber newsletters de sites diferentes.
Se você desconfia de um remetente de e-mail a melhor opção é não enviar as informações solicitadas.
Outro ponto a se considerar antes de clicar em um link é verificar na margem inferior esquerda da tela e checar para onde será direcionado.

4. Evitar as redes Wi-Fi públicas na hora de fazer as compras
O uso de redes confiáveis, conhecidas e com senhas seguras é essencial para garantir a segurança das transações on-line. Evite enviar dados confidenciais de locais públicos, como cafés, aeroportos, centros comerciais, etc., mesmo que as redes tenham uma senha.
Ainda que as redes pareçam seguras, mas não tenham senha, é melhor esperar por um Wi-Fi protegido.

5. Reveja o extrato da conta no final da operação
Uma vez que a compra é feita, é fundamental verificar o status da conta bancária para saber se as cobranças são corretas. Você sempre pode reclamar com o banco ou site de compras caso identifique algo fora do comum.
“Estar seguro na hora de navegar na internet é essencial em nosso dia a dia, é por isso que compartilhamos essas boas práticas para comprar sem cair em golpes. Além das dicas acima mencionadas, recomendamos que você tenha sempre uma solução antivírus atualizada em seu dispositivo. Tanto a prevenção como a conscientização sobre os riscos que existem na Internet são um primeiro passo para se manter seguro na web”, explica Camilo Gutierrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos