Carreira

Escassez de profissionais de TI eleva salários e exige rápida especialização em novas tecnologias

O objetivo da pesquisa foi identificar em que áreas se concentrou, neste ano, o maior volume de postos de trabalho e também apontar as habilidades mais desejadas pelas empresas contratantes atualmente

Um estudo conduzido pelo trampos.co, plataforma especializada em recrutamento para vagas no mercado de transformação digital, revelou que a escassez de desenvolvedores no Brasil está elevando os salários no setor e gerando uma demanda por rápida especialização em novas tecnologias para os profissionais atuantes. Os dados foram levantados em uma amostra de 1.154 empresas recrutadoras (entre elas agências, startups, produtoras, e-commerces, empresas de pequeno e médio porte e grandes players do mercado) e 1.415 oportunidades cadastradas até outubro de 2019 foram analisadas.

A análise dos postos de trabalho oferecidos na área de TI (Tecnologia da Informação) sugere que o setor, que se manteve na contramão da crise neste ano, promete seguir aquecido em 2020. A demanda por mão de obra especializada deve continuar crescente e, para recrutadores, a disputa para encontrar o colaborador ideal provavelmente continuará acirrada.

Entre as 10 habilidades mais requisitadas pelo mercado, seguem no topo da lista o domínio de JavaScript, seguido de HTML e CSS, que já eram as mais desejadas pelos empregadores em 2018 

Dentro da área de desenvolvimento, o trampos.co considerou duas subdivisões: web e mobile. No universo web, 40% das vagas abertas buscavam desenvolvedores Full-Stack, 27% desenvolvedores Front-End e 17% Back-End. No universo Mobile, 24% do postos buscavam quem domina o Sistema Android, 19% precisavam de desenvolvedores iOs e 1% queriam desenvolvedores capazes de trabalhar com as duas linguagens.

Entre as 10 habilidades mais requisitadas pelo mercado, seguem no topo da lista o domínio de JavaScript, seguido de HTML e CSS, que já eram as mais desejadas pelos empregadores em 2018. “A novidade deste ano é o aumento da busca por desenvolvedores que conheçam a linguagem Git, agora em quarto lugar. Também surpreendeu a queda vertiginosa da requisição do inglês, que pulou da quinta posição em 2018 para a décima primeira em 2019, e deu lugar a exigência por conhecimentos em PHP”, observa Tiago Yonamine, CEO do trampos.co e especialista em recrutamento.

“Atualmente, a maioria das empresas buscam o desenvolvedor Full-Stack principalmente para que os profissionais tomem conhecimento de todos os processos, possibilitando maior engajamento do time durante o andamento dos projetos. Pelo mesmo motivo, o Javascript é a habilidade mais desejada pelos empregadores, uma vez que a linguagem é voltada para atuação do Full-Stack por unir o conhecimento de Front-End e de Back-End”, opina Nathalia Sacks, Admissions Manager da escola de tecnologia Ironhack Brasil.

No que se refere à remuneração, o iOS se apresenta agora como a tecnologia mais bem paga do mercado, seguida do Android. Ambas desbancaram o Java, que estava em primeiro lugar anteriormente. A média salarial para desenvolvedores iOs já chega a R$9.750, seguida de R$9.588 para Android.

O estudo aponta ainda que a maioria dos postos de trabalho continuam concentrados nas empresas (93%), e a quantidade de vagas em sistema home office caiu de 8% do total oferecido em 2018 para 7% em 2019.

“No atual contexto de transformações digitais aceleradas, as empresas têm uma responsabilidade cada vez maior em relação à formação e aperfeiçoamento dos seus funcionários. Na maioria dos casos, vai ser dentro da empresa que o profissional de tecnologia desenvolverá, de fato, as habilidades necessárias àquele posto de trabalho”, completa Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning Brasil, empresa que criou o LearningFlix, plataforma de aperfeiçoamento profissional que se assemelha às séries de streaming.

Para Tiago Yonamine, CEO do trampos.co, 2020 promete ser mais um ano de mercado agitado na área de desenvolvimento, com disputas acirradas por profissionais competentes e atualizados. “Mais que nunca, os recrutadores vão precisar planejar suas contratações e se preparar com antecedência”, conclui.

O trampos.co é uma plataforma de recrutamento especializada nas áreas de Marketing, Comunicação e Tecnologia. Empresas de todos os portes utilizam diariamente as soluções para se conectarem com talentos de diversos níveis.

 

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Concordo em partes com a matéria.
    Ano que vez com a nova lei de proteção de dados pessoais LGPD, vai faltar profissionais em Ti. Segurança da informação será a bola da vez, ainda mais com tantos vazamentos de dados.
    Especialistas em segurança da informação, compliance serão muito requisitados e não temos tanta mão de obra qualificada no momento.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos