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Envelhecimento ativo: 50+ conquistam espaço no mercado de trabalho

TeleHelp destaca a dedicação e resiliência frente às dificuldades do cotidiano como características desses profissionais
Envelhecimento ativo: 50+ conquistam espaço no mercado de trabalho

trabalho em equipe quebra cabeçaDados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 13% da população do Brasil tem mais de 60 anos, isso significa mais de 28 milhões de pessoas. Se pensarmos que, de acordo com o último levantamento do IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou para 75,7 anos, devemos ter o dobro de pessoas com essa faixa etária nas próximas décadas.
Hoje, lidamos com diversos fatores que levam esse público a buscar novas oportunidades profissionais. Se deixarmos de lado as questões financeiras que englobam valores reduzidos de aposentadoria, por exemplo, podemos destacar o envelhecimento ativo e saudável, o que faz com que essas pessoas busquem se renovar para oportunidades diferentes. Um estudo sobre cultura corporativa feito pela Top Employers Institute com 1200 empresas de vários países mostrou que, na Europa, 50% das empresas possuem políticas para atrair e reter talentos voltados ao público a partir dos 50 anos de idade. Já no Brasil, o número não passa de 21%.
Carregando em seu DNA a premissa de oferecer independência e segurança para o público 50+, a TeleHelp, serviço de teleassistência que assegura a autonomia desse público, também trabalha para inserir esse público em seu quadro de colaboradores. “Não contratamos pessoas com mais de 50 anos de idade porque é ‘bacana’ ou porque o assunto está ‘na moda’, mas porque acreditamos que realmente são profissionais que proporcionam diversidade ao ambiente de trabalho e contribuem com a variedade de gerações dentro da empresa. Essas pessoas precisam ter tanto a qualificação profissional quanto o perfil pessoal adequados, e isso varia de acordo com a posição que será ocupada”, explica o CEO da TeleHelp, Bruno Mouco.
A iniciativa da empresa começou em 2016, quando concluíram que contratar pessoas com o mesmo perfil do cliente poderia trazer benefícios para as áreas de atendimento, como empatia e uma proximidade maior com o consumidor, pois haveria uma identificação deles com os atendentes. Hoje, a TeleHelp possui 11% de seu quadro de colaboradores preenchido pelos 50+, distribuídos entre as áreas internas e os consultores comerciais, aqueles que vão até a residência do cliente para vender os serviços.
No entanto, colaboradores desta faixa etária em postos de trabalho vão além da identificação com o cliente. “Há muito mais paciência, percebemos que essas pessoas são mais comprometidas e responsáveis com o trabalho, isso porque já passaram por diversas situações e já viram formas diferentes de lidar com os desafios. Sendo assim, em geral, são profissionais que valorizam a oportunidade de trabalho, além de serem extremamente qualificados e resilientes frente aos desafios do dia a dia, atuando com segurança e dedicação. É possível identificar um real interesse pelo trabalho nas suas tarefas diárias”, finaliza o CEO.
Com 14 anos de experiência e mais de 400 mil atendimentos realizados, a TeleHelp é um serviço de teleassistência que oferece autonomia, independência e segurança para o público 60+ ou qualquer pessoa que deseja ter um suporte dentro ou fora de casa. Sua central, com funcionamento 24h, age rapidamente analisando a ocorrência e direcionando para o atendimento mais indicado, acionando a lista de contatos ou uma equipe médica para auxiliar na emergência, garantindo o apoio necessário.

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