Destaque Tecnologia

Engemon cria solução que gera economia em recursos e processos

Analytics 360 by Engemon permite um acompanhamento eficaz e em tempo real dos projetos e já foi implementada em cerca de 20 empresas

A Engemon, grupo brasileiro de engenharia e construção, desenvolveu uma solução tecnológica para cortar gastos e aumentar a eficiência de operações internas e externas de seus clientes. A iniciativa resultou na criação do Analytics 360 by Engemon, um software capaz de mostrar a gestores todos os dados de infraestrutura, desde os registros das características de materiais e equipamentos, garantias até dados de manutenção e operação. Com rápido retorno do investimento aplicado, a solução digitalizou processos que antes eram registrados em controles, disponibilizando indicadores e dados em tempo real, para auxiliar no processo de tomada de decisão. A tecnologia é mobile e atualizada em tempo real, conforme a rotina de operação e manutenção da companhia.

A tecnologia mobile e atualizada em tempo real, e a estrutura permitem que a Engemon trabalhe com um nível de SLA acima da média praticada pelo mercado

Atualmente, cerca de 20 empresas já usam a solução, entre elas a Claro. A perspectiva é de que todos os clientes de operação e manutenção adotem esse sistema, que pode gerar uma economia em torno de 8% do valor do contrato, considerando a otimização de processos e recursos, além da redução drástica de papeis e impressoras. As melhorias são mapeadas proativamente por meio de sistemas de monitoramento integrados à plataforma. “Gestão e atendimento passam a estar na palma da mão, mesmo remotamente. Ao clicar sobre um equipamento ou um processo, por exemplo, abre-se um QR Code para exibir todas as informações de interesse ao gestor”, explica Sonia Keiko, vice-presidente de Novos Negócios da Engemon.

Ao final da jornada, o cliente tem a possibilidade de ver todos os indicadores de manutenção preditiva e corretiva em uma tela gerencial. Essas métricas são importantes insumos para que a tomada de decisão seja mais rápida e assertiva.

Network Operation Center
Outra novidade apresentada pela Engemon é o Network Operation Center – NOC, que permite o monitoramento dos ativos e infraestrutura em tempo real, de modo a garantir a abertura de chamados emergenciais de forma proativa e rápida. O atendimento do NOC funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, com o objetivo de monitorar e identificar tendências e possíveis falhas nas instalações, garantindo que os sistemas não deixem de funcionar e evitando, assim, prejuízos na operação. Além da central de monitoramento, o cliente conta com uma central telefônica para receber e delegar os chamados de emergência, alinhada ao Service Level Agreement – SLA, ou Garantia de Nível de Serviço, contratado. A tecnologia e estrutura permitem que a Engemon trabalhe com um nível de SLA acima da média praticada pelo mercado.

A Engemon é um grupo de Engenharia, Construção e Tecnologia com foco em oferecer soluções inteligentes e permanentes para usuários, empresas e sociedade. A Engemon conta com unidades especializadas em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Data Center, Sistemas Especiais, Operation Services e a Engemon IT, empresa de tecnologia. Há 30 anos no Brasil, a Engemon conta com mais de mil colaboradores, que cuidam de todas as fases do projeto, da construção às instalações, passando por toda infraestrutura de TI e projetos de tecnologia e inovação.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos