Informe aqui

Empresas adotam happy hour virtual para driblar a quarentena

Comemorações via ferramentas de videoconferência se tornaram alternativas para manter o espírito de equipe e tornar o dia a dia dos colaboradores mais descontraído

Em tempos de quarentena, desenvolver novas atividades em casa ajuda a passar o tempo e espantar a ansiedade. Muitas empresas atenderam à recomendação e adotaram o regime de home office. No entanto, o distanciamento social pode ser algo psicologicamente pesado para muitas pessoas, principalmente quando associado a uma pandemia que nos faz abdicar do direito de ir e vir para respeitar e preservar o próximo.

Diante dessa nova realidade, ferramentas de videoconferência se tornaram alternativas viáveis para que empresas consigam promover inciativas diferenciadas de confraternização durante a quarentena, como é o caso da NetSecurity, empresa especializada em serviços gerenciados de Segurança da Informação. Apelidado de Happy Hour Virtual, a companhia reuniu seus colaboradores para algumas horas de descontração sem sair de casa.

Segundo a gerente de Recursos Humanos da companhia, Bianca Rufatto, foi um momento importante para manter o espírito de equipe. “Esses encontros já são uma prática comum entre os funcionários da NetSecurity, seja para comemorar aniversários ou outros eventos. E em razão da nova rotina estabelecida, decidimos manter a prática no mundo virtual já que a tecnologia permite, e aproveitar o momento para engajar o time e trocar experiências a fim de tentar extrair o melhor nessa fase de isolamento social”, explica Rufatto.

O encontro aconteceu na última sexta-feira do mês de março e reuniu cerca de 26 colaboradores da empresa, que foram convidados a levarem suas bebidas e petiscos favoritos para a frente do computador e ativar suas câmeras. A dinâmica teve início às 18h e foi responsável por quebrar o clima de distanciamento, com direito a muita diversão e playlists musicais durante as três horas de duração do evento online. “Apesar de ser a nossa primeira tentativa, nós recebemos um feedback muito positivo de todos e já estamos cogitando realizar outras edições. Naquele dia, eu mesmo fui dormir mais contente – realmente tivemos a sensação de terminar aquela semana com a mente mais leve”, comenta Eduardo Castro, analista de Recursos Humanos da NetSecurity.

Para Carlos Barbosa, líder técnico da empresa, o encontro virtual se apresentou como uma resolução muito benéfica para equilibrar a rotina do trabalho remoto. “Quando recebemos o convite, fui um dos primeiros a confirmar a participação. Já estou na empresa há oito anos e sempre tive essa sinergia muito boa com os meus colegas de trabalho. Ter essa oportunidade, durante esse período de pandemia, foi importante para conseguirmos reproduzir aquele ambiente familiar do escritório em nossas casas e tornar essa experiência menos solitária”, relata.

Já para o analista de compras, Ícaro de Almeida, o encontro ajudou a reforçar a ideia que mesmo estando isolados, ninguém da equipe precisava se sentir sozinho. “Especialmente para mim, que faço muita questão de manter o contato pessoal, foi muito importante. Essa iniciativa acabou mostrando uma empresa mais humanizada que se empenha em encontrar maneiras de manter a união de seus colaboradores, mesmo em um período difícil como esse. Foi possível manter a interação com aquelas pessoas que eu estava acostumado a ver todos os dias”, declara o analista.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos