Boa parte da força de trabalho das empresas passa todo o horário de expediente envolvida em tarefas como ler e-mails, olhar e copiar informações de planilhas, acessar documentos no Word, acessar sistemas corporativos como ERP e CRM, criar relatórios, e funções parecidas. O acúmulo destas atividades repetitivas consome o profissional durante o período de trabalho e impede o envolvimento das pessoas em tarefas mais impactantes e projetos estratégicos, reduzindo o potencial de geração de valor dos colaboradores para suas contratantes.
A resposta mais eficiente da tecnologia a este cenário é o conceito conhecido como RPA – Robotic Process Automation. A ideia consiste em colocar robôs de software para aprender e executar estas tarefas junto com os humanos, economizando milhões de horas e alavancando produtividade, eficiência e lucratividade a patamares nunca antes vistos. A empresa mundial desta revolução se chama UiPath e acaba de anunciar a instalação de uma unidade completa de negócios no Brasil.
Com uma evolução superior a 5.000% nos últimos dois anos, a companhia é reconhecida como a detentora do crescimento mais rápido da história da indústria de software. Conta com mais de dois mil funcionários globalmente e já ultrapassou o patamar de US$ 150 milhões por ano em receitas recorrentes, com um valor de mercado avaliado em aproximadamente US$ 3 bilhões.
Seu crescimento agressivo é impulsionado por investidores de peso do Vale do Silício como Google e fundos como Accel e Sequoia, que possuem histórico de importantes participações em ícones como Apple, Google, YouTube, ServiceNow, PayPal, Oracle, LinkedIn, DropBox e Whatsapp.
A companhia iniciou suas operações no Brasil no final de 2018 e atualmente conta com uma estrutura completa e equipe brasileira comandando as operações no território nacional. O escritório, que foi inaugurado oficialmente no início de março, fica na zona sul de São Paulo, e a empresa já ampliou a equipe atendendo localmente no Rio de Janeiro, Brasília e nos Estados da Região Sul.
O presidente da UiPath no Brasil, Paulo Pellon, explica que a empresa já conta com mais de 40 clientes no país incluindo marcas como Renault, Souza Cruz, Bosch, ThyssenKrupp, Essilor, Ball Corporation, entre outras. Segundo o executivo, com este desempenho, o Brasil já ocupa a segunda posição em importância estratégica para a empresa na Divisão Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos.
“A meta no Brasil é multiplicar por 20 o faturamento atual ainda em 2019. Para isso, é fundamental a instalação de um escritório no país”, diz.
Pellon ressalta que as movimentações iniciais em território nacional já foram suficientes para fazer com que o número de leads e oportunidades de negócios se multiplicassem por dez. “Alcançar este nível de interesse neste curto período confirma o potencial do mercado brasileiro e permite aumentar nossa segurança de que chegaremos onde imaginamos”, disse.
O escritório brasileiro da UiPath terá estrutura administrativa completa, desde de áreas como vendas e pré-vendas, até backoffice, recursos humanos e marketing, passando também por setores cruciais ao suporte dos clientes como a área de Customer Success.
“É uma área na qual temos pessoas altamente capacitadas que visam apoiar os clientes em suas jornadas de RPA. A empresa optou por fazer um investimento deste porte para ter no Brasil o mesmo nível de satisfação dos nossos clientes na Europa, EUA e outros continentes. Neste indicador nós trabalhamos com um patamar superior a 80%, que é o maior no mercado de RPA”, finaliza.
A UiPath é uma empresa com foco na transformação digital e atua no mercado de robotização conhecido como RPA – Robotic Process Automation. Seus robôs baseados em software agregam Inteligência Artificial – Machine Learning e Cognitive, sendo capazes de gerar milhões de dólares em economias para as empresas por meio do aumento da produtividade e eficiência operacional.
É uma organização com presença global e tem mais de 2,1 mil clientes em todo o mundo, distribuídos pelos mais diversos segmentos como bancos, seguradoras, saúde, telecomunicações, manufatura, automotivo, setor público, cadeias de varejo etc. Vários cases de mercado, por exemplo a NASA e outros departamentos do governo dos EUA usam os robôs da UiPath diariamente.
Serviço
www.uipath.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo