Tecnologia

Empresa de BH cria calculadora digital para antecipar cenários de covid-19

Ferramenta permite a gestores de unidades de saúde se planejarem em função do aumento ou redução dos casos da doença, e pode ser usada em qualquer cidade ou por qualquer hospital

A startup de tecnologia 3778, voltada para a saúde, criou, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, uma ferramenta que auxilia gestores públicos e privados no gerenciamento da epidemia de Covid-19, tanto em uma cidade específico ou mesmo para um determinado hospital.

Utilizando Inteligência Artificial, a plataforma, chamada de Covid-19 Control Center, é alimentada diariamente com os dados oficiais sobre a doença, combinando-os com outras informações demográficas, permitindo analisar a curva de casos em cada localidade.

A plataforma permite calcular a duração da epidemia, número total de casos, momento do pico da incidência ou o fim do surto, necessidade de leitos no SUS ou da rede complementar, necessidade de novos leitos ou de UTIs e de equipamentos como respiradores, tudo a partir de dados específicos do município ou de um hospital específico  

“Com estas informações, os gestores conseguem antecipar o período em que podem ter mais ou menos leitos disponíveis ou que precisam adquirir mais equipamentos de EPIs para seus funcionários; ou ainda se haverá necessidade de reforço ou apoio dos governos estaduais ou da rede privada no atendimento dos casos”, explica Guilherme Salgado, sócio da 3778.

Outra vantagem da Covid-19 Control Center, além de ser gratuito para prefeituras e unidades de saúde, mas também acessível para hospitais particulares, é a possibilidade de predição da curva de casos até mesmo por região da cidade, o que permite ao gestor organizar o atendimento de forma equilibrada, em toda a rede de saúde disponível.

A plataforma permite calcular a duração da epidemia, número total de casos, momento do pico da incidência ou o fim do surto, necessidade de leitos no SUS ou da rede complementar, necessidade de novos leitos ou de UTIs e de equipamentos como respiradores, tudo a partir de dados específicos do município ou de um hospital específico.

A Covid-19 Control Center já está em uso pelo Hospital Sírio-Libanês, parceiro da 3778 no desenvolvimento da plataforma, e pela Fiocruz, em uma versão mais completa.

Empresa de tecnologia de dados e Inteligência Artificial com foco na saúde, desenvolve sistemas de gestão e predição baseados em milhões de informações integradas, que permitem às instituições e empresas de saúde a tomada de decisões precisas, seguros e no momento adequado

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos