Carreira

Em crescimento, mercado de TI deve criar até 100 vagas em Campina Grande

Empresas multinacionais CTIS, Conductor e Accenture estão expandindo operação e devem impulsionar empregabilidade; evento realizado na Unifacisa discutiu tendências da área

Na contramão de diversos setores do Brasil, o mercado de tecnologia da informação (TI) apresenta um crescimento notável nos últimos anos, tanto em relação ao número de novas empresas como nas contratações de profissionais.

Em evento realizado na noite desta quinta-feira (15), no Teatro Facisa, representantes das empresas multinacionais CTIS, Conductor e Accenture, instaladas no campus Itararé da Unifacisa, revelaram projetos de expandir o quadro de funcionários, gerando até 100 vagas de emprego ainda neste ano. Além de discutir as tendências e novas oportunidades da área, o evento também marcou a comemoração de 15 anos do curso de Sistemas de Informação da Unifacisa.

“A área de TI está cada vez mais aquecida, mas ainda existe muita falta de conhecimento do público em geral do que realmente seja a área. O evento permite aos alunos e ao público de que forma a área deve ser aproveitada. Na contramão de outros setores, o mercado de TI está a todo vapor e ajudando muito no desenvolvimento do Brasil”, afirmou o coordenador do curso, professor Hamurabi Medeiros.

O evento desta quinta-feira contou com relatos e experiências de alunos do curso de Sistemas de Informação da Unifacisa, mesa redonda sobre as novas tendências da área e também aprofundamento sobre as oportunidades de emprego para estudantes e profissionais. De acordo com o coordenador do Laboratório de Tecnologia da Informação (LTI) da Unifacisa, Daniel Abella, a presença das multinacionais dentro do campus da Unifacisa se tornou um diferencial no quesito empregabilidade para os alunos do curso de Sistemas de Informação.

“Com as grandes empresas multinacionais presentes no campus da Unifacisa, os alunos já têm acesso ao mercado de trabalho. Inclusive, alguns estudantes já estão contratados efetivamente nas empresas, desempenhando funções importantes para grandes clientes. A proposta deste evento é, além de comemorar os 15 anos do curso, mostrar um pouco do cenário de tecnologia em Campina Grande e o alto nível de empregabilidade da área”, disse Daniel.

Mesmo aguardando sua inauguração oficial, a empresa Accenture já opera na Unifacisa com 140 profissionais e deve ampliar em mais 60 vagas até o fim deste ano. Já a CTIS, que conta com 70 funcionários, irá abrir processo seletivo para a contratação de mais 30 profissionais. “A parceria com a Unifacisa é importante pois preparamos os alunos para o mercado de trabalho. Em nosso projeto de ampliação, teremos todos os perfis de profissionais, desde estagiários até pessoas mais experientes”, afirmou João Paulo Porto, gerente da CTIS.

A empresa Conductor também aposta na contratação de estagiários. Até o fim de 2019, a multinacional deverá oferecer seis vagas para alunos do curso de Sistemas de Informação da Unifacisa, segundo o responsável pela empresa em Campina Grande, Jair Cavalcante. “Temos tecnologias próprias e pretensão de crescer em razão das demandas. O mercado evoluiu bastante em questão de oportunidades, por isso que eventos e debates sobre os temas da TI são importantes, pois é uma área muito ampla. Isso dá um bom direcionamento para que todos conquistem suas vagas no mercado de trabalho”, pontuou.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos