Destaque Gestão

Educação faz com que o mercado seja forte

Barack Obama dá conselhos à líderes, passa receita para movimentar a economia e diz que valorizar o pensamento analítico é a base para todos os países

Com a serenidade de quem tem o sentimento do dever cumprido e ciente de que teve erros e acertos, Barack Obama, 44º presidente dos Estados Unidos abriu a conferência do VTex Day 2019, incentivando o enfrentamento de desafios, mesmo com riscos. Os erros fazem parte da trajetória do ser humano e as pessoas não devem ser protegidas do fracasso. “Encorajo a tentar, mesmo algo que não foi feito antes. Eu não teria sido eleito se me limitasse a pensar que sou um afro americano”.

Ele falou para uma plateia estimada em 15 mil pessoas, em São Paulo, sobre a vida pessoal, desafios e vitórias de 2009 a 2017, período em que foi presidente do maior país da América do Norte. Desde quando deixou o cargo se dedica a treinar e a inspirar a próxima geração de líderes de todos os continentes. “Há tantos talentos que precisam de oportunidades”.

Na mesma medida em que se abrem oportunidades, todo o ecossistema fica mais forte, o mercado mais rico e suas empresas terão mais sucesso, mas é preciso fazer escolhas

A condução da maior economia do planeta, de senso comum, superação de discriminação de toda espécie fez com que seja respeitado hoje e, provavelmente, na história. Democrata, defende o livre mercado com responsabilidade e cita ‘quanto mais duro trabalho, mais sorte eu tenho’. “Uma das bases para que se possa trabalhar é garantir uma educação de qualidade, que incentive o pensamento, a curiosidade, a consciência e que inspire a querer aprender sempre mais”. É o desenvolvimento do pensamento crítico que fará com que um profissional tenha a capacidade de analisar a realidade e perceber que o que pensava não era o certo.

Sem uma área fértil para a criação e para o consumo inteligente e sustentável, a tecnologia não evolui; a Era digital necessita de ideias mais rápidas e flexíveis. Porém, Obama alertou que precisamos de um mundo despoluído, em que possamos respirar. “Hoje muitas pessoas querem manter suas opiniões em vez de aprender e mudar com fatos novos”, destaca. A evolução do mundo, do mercado e de produtos parte de uma educação que incentiva o pensar, o real saber, e fará com que seja possível analisar de maneira crítica não somente as opiniões de outros, mas também as próprias.

Impressiona o fato da conciliação que buscou e conseguiu em parte, entre um mercado voraz e questões sociais, já que estão intrinsicamente ligados e um não vive sem o outro. Portanto, ajudar, promover o social, criar oportunidades e acesso indiscriminadamente não é caridade, mas necessidade. “Pagar impostos fortalece e coloca ordem na economia”, defende.
Na mesma medida em que se abrem oportunidades, todo o ecossistema fica mais forte, o mercado mais rico e suas empresas terão mais sucesso, mas é preciso fazer escolhas.”

Pilar de sucesso
O ensino está no cerne de tudo. Os países que efetivamente têm na formação de cidadãos – na acepção da palavra – o pilar do sucesso, pagam a professores tanto quanto a médicos e sua formação é rigorosa. Citando a Finlândia como exemplo, Obama ressalta que são os professores que formarão a todos os demais profissionais, os quais atenderão a nós e nossas famílias e darão impulso ao motor do consumo.

Nunca sentiu que a presidência fosse um fardo, mesmo quando teve de tomar decisões difíceis, o que era comum. “Com uma equipe competente, o que chegava até mim sempre era o que não conseguiam resolver”. Ele aconselha os líderes a contratar profissionais inteligentes e que dominem temas que você não; ninguém é obrigado a saber tudo, mas precisa ‘saber fazer as perguntas corretas’ para que sua equipe o auxilie’. A todo momento teve a consciência de que é fundamental reforçar a diversidade nas empresas e para a tomada de decisões de negócios. “Sempre fiz questão de ter mulheres na equipe”.

Brasil e Estados Unidos foram fundados na desigualdade. Então, quanto mais incluir, mais sucesso teremos. “Somar para avançar no que é importante e quanto mais nos ajudarmos maior será a possibilidade de criar uma sociedade mais igual”.

Riqueza na medida certa
Ele defende a riqueza, mas diz que não é preciso ser corrupto ou explorar o outro para ser rico. O ser humano tem que reprogramar a mente para saber e ensinar para as próximas gerações a medida do valor. “Quando tenho um teto, um carro, estudo garantido para os filhos, acesso digno à saúde e posso tirar férias de vez em quando com a família, não serei mais feliz por acumular mais”. Podemos influenciar e ajudar outros; ‘posso ganhar, ter poder e consumir sem que isso destrua nossos valores’.

Na conclusão, ele diz: brasileiros, mantenham-se otimistas frente às más notícias; o mundo não está indo bem com fome, guerra e pobreza. Mas precisamos de esperança, ir além de nós e seguir fazendo um mundo melhor.

Momento mais difícil: a dor de ver crianças mortas em uma escola e ter que consolar seus pais, sem poder prometer mudanças na lei de posse de armas.
Momento delicado: envio de equipe em busca de Bin Laden, sem saber ao certo se a missão teria êxito.
Momento feliz: passear de mãos dadas com a esposa e as filhas.
Momento de orgulho: saber que ele e equipe não foram acusados escândalos de qualquer natureza.
Momento que emocionou: um cidadão contar que estava vivo graças ao atendimento de saúde propiciado pelo seu governo; detectou um tumor, foi operado e se recuperou.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Somente a educação poderá mudar o pensamento, libertar as pessoas dos interesses próprios e pensar num conjunto a favor de todos. Com alguém disse, “Temos de nos tornar na mudança que queremos ver.”

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos