Carreira

Eaton desenvolve Estudos Elétricos para garantir confiabilidade e segurança

Esses estudos são fundamentais para qualquer sistema elétrico, seja na etapa do projeto conceitual, ou após anos em operação

empresa de energiaA área PSE (Power Systems Engineering), pertencente à divisão Power Quality da Eaton, desenvolve Estudos Elétricos visando ao atendimento para Indústrias, Missão Crítica e outros diversos tipos de instalações elétricas. Esses estudos são fundamentais para qualquer sistema elétrico, seja na etapa do projeto conceitual, ou após anos em operação.

Em conformidade com a NR-10, a elaboração dos Estudos Elétricos mais comuns (Curto-Circuito, Coordenação da Proteção e Seletividade, Arc Flash) são essenciais para uma correta composição do prontuário das Instalações Elétricas, além de contribuírem para manterem as instalações elétricas atualizadas, aumentando a confiabilidade do sistema e segurança de trabalhos, atendendo todas as exigências da Legislação Brasileira vigente.

Mais do que um simples estudo, a Eaton propõe uma preparação de um programa de segurança em serviços com eletricidade  

Os Estudos Elétricos, além de manterem o Sistema Elétrico atualizado, também determinam o tipo de vestimentas de trabalho que devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, a inflamabilidade e as influências eletromagnéticas, conforme as exigências da NR-10.

Tais vestimentas devem ser corretamente dimensionadas. Para tanto, é necessário buscar metodologias em normas internacionais e executar o Estudo de Arc Flash e Energia incidente. Atualmente, a metodologia preferida na indústria é seguir a norma IEEE 1584. A Eaton possui amplo expertise neste assunto, com muitos de seus engenheiros participando ativamente em comissões do IEEE, colaborando para o desenvolvimento e aplicação desta metodologia e realizando mais de 3000 estudos deste tipo por ano no mundo.

Além de dimensionar corretamente as vestimentas, é importante procurar reduzir os níveis de Energia Incidente através de técnicas utilizadas em Estudos Elétricos, bem como a melhoria nos procedimentos de segurança. Mais do que um simples estudo, a Eaton propõe uma preparação de um programa de segurança em serviços com eletricidade.

Os principais estudos elétricos oferecidos pela Eaton são os seguintes:

 Estudo de Curto-circuito
 Estudo de Coordenação e Seletividade
 Estudos de Arc Flash e Energia Incidente
 Estudos de Fluxo de Potência
 Análise de Partida de Motores
 Estudos de Estabilidade
 Estudos de Correção de Fator de Potência
 Análise de Harmônicas
 Análise de Transitório de Manobras

A Eaton é uma empresa de gerenciamento de energia com vendas de US$ 21,4 bilhões em 2019. Fornece soluções de eficiência energética que ajudam seus clientes a gerenciar a energia elétrica, hidráulica e mecânica de forma mais eficaz, segura e sustentável. A empresa conta com aproximadamente 97.000 funcionários e vende seus produtos para clientes em mais de 175 países.

Serviço
www.eaton.com.br

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos