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E-commerce registra aumento na Black Friday se comparado ao ano anterior

Levantamento feito pelo UOL Diveo contou com dados de 15 varejistas online e analisou o total de usuários, page views e sessões

A Black Friday tem ganhado cada vez mais força e espaço no Brasil. Um levantamento feito com 15 varejistas online de setores como supermercado, eletro, moda, joias e indústria, clientes do UOL Diveo, empresa que oferece serviços de tecnologia para apoiar as companhias em sua jornada para o digital, constatou um grande aumento de 2017 para 2018 neste período. Durante a Black Friday, de 19 e 25 de novembro (semana conhecida como “Black Week”), em comparação com o mesmo período de 2017, o número de usuário das plataformas de e-commerce aumentou mais de 60%. O número de sessões e page views também cresceu: 30% e 38%, respectivamente.

Períodos como esse são um grande teste para verificar se os serviços que as empresas oferecem estão de acordo com o padrão exigido pelo cliente. “Precisamos de profissionais de TI capazes de analisar a demanda que esses períodos exigem e fazer com antecedência os ajustes necessários para garantir que tudo ocorra bem e sem nenhuma falha”, explica Alexis Rockenbach – Head de Inovação do UOL Diveo.

Páginas instáveis ou que caem antes da conclusão das compras estão entre as principais queixas dos consumidores, um erro que pode ser irreversível para a reputação de uma marca, acarretando na desistência de uma compra. “Preparamos todas estas lojas virtuais com antecedência, utilizando as mais modernas soluções de TI, como o Stress Test para garantir uma boa experiência do cliente durante as compras e auxiliar empresas de e-commerce neste processo”, afirma Rockenbach.

“A segurança das transações financeiras dos clientes também é um ponto que deve ser considerado, além da capacidade de armazenamento de estoque. O e-commerce precisa pensar em todas essas situações para estar bem preparado em períodos de maior pico de demanda – que incluem também Natal, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e das Mães – e não deixar o cliente na mão”, conclui.

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