Artigos

E-commerce B2B: um caminho sem volta

O e-commerce B2B, ferramenta de relacionamento virtual entre empresas, é um caminho sem volta. Em 2020, segundo a consultoria norte-americana Frost & Sullivan, as vendas globais por e-commerce no mercado B2B devem alcançar US$ 6,7 trilhões, enquanto dos negócios virtuais focados no nicho B2C espera-se US$ 3,2 trilhões de faturamento. Em relação a negócios, nos Estados Unidos, o mercado de B2B já é duas vezes maior que o B2C.

O vendedor, agora, será cada vez mais pressionado para atuar como gerente de relacionamento, agindo de forma consultiva, agregando valor e conhecimento ao negócio. Isso está relacionado à ideia de “omnichannel”, que significa vender por diferentes canais que estejam em sintonia e conversem entre si, otimizando os resultados. Por exemplo, a distância e o horário comercial limitam o vendedor, e o e-commerce B2B supera essas limitações. A falta de um relacionamento no B2B pode ser suprida por ligações do vendedor após o orçamento e visitas esporádicas.

Tanto grandes indústrias, como Mercedes-Benz e Goodyear, quanto milhares de fabricantes, distribuidores e até representações comerciais já adotam o B2B. Na Meus Pedidos, clientes já recebem 40% dos seus pedidos pelo e-commerce B2B e estão aumentando sua carteira de clientes e capilaridade de mercado. Os resultados tendem a ser ainda melhores com recursos tecnológicos e inovadores. Uma das funcionalidades recém-lançada é a “Venda 360” que, no e-commerce B2B, garante uma experiência de compras personalizada aos clientes, maior efetividade das promoções, fomento dos lançamentos, aumento do valor do pedido e do mix de produtos comprados.

A busca por conhecimento e novas formas de aumentar, ao mesmo tempo, o faturamento e a pulverização da carteira de clientes, não apenas é um grande diferencial, mas é necessário em tempos de incerteza econômica. Por isso, as tendências do setor e novas formas de aumentar os resultados serão abordadas na segunda edição do Alcance, evento de vendas voltado para indústrias, distribuidoras e representantes comerciais, que ocorre nos dias 5 e 6 de outubro, em Joinville (SC).

*Tiago Brandes é CEO e co-fundador da Meus Pedidos

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos