O e-commerce B2B, ferramenta de relacionamento virtual entre empresas, é um caminho sem volta. Em 2020, segundo a consultoria norte-americana Frost & Sullivan, as vendas globais por e-commerce no mercado B2B devem alcançar US$ 6,7 trilhões, enquanto dos negócios virtuais focados no nicho B2C espera-se US$ 3,2 trilhões de faturamento. Em relação a negócios, nos Estados Unidos, o mercado de B2B já é duas vezes maior que o B2C.
O vendedor, agora, será cada vez mais pressionado para atuar como gerente de relacionamento, agindo de forma consultiva, agregando valor e conhecimento ao negócio. Isso está relacionado à ideia de “omnichannel”, que significa vender por diferentes canais que estejam em sintonia e conversem entre si, otimizando os resultados. Por exemplo, a distância e o horário comercial limitam o vendedor, e o e-commerce B2B supera essas limitações. A falta de um relacionamento no B2B pode ser suprida por ligações do vendedor após o orçamento e visitas esporádicas.
Tanto grandes indústrias, como Mercedes-Benz e Goodyear, quanto milhares de fabricantes, distribuidores e até representações comerciais já adotam o B2B. Na Meus Pedidos, clientes já recebem 40% dos seus pedidos pelo e-commerce B2B e estão aumentando sua carteira de clientes e capilaridade de mercado. Os resultados tendem a ser ainda melhores com recursos tecnológicos e inovadores. Uma das funcionalidades recém-lançada é a “Venda 360” que, no e-commerce B2B, garante uma experiência de compras personalizada aos clientes, maior efetividade das promoções, fomento dos lançamentos, aumento do valor do pedido e do mix de produtos comprados.
A busca por conhecimento e novas formas de aumentar, ao mesmo tempo, o faturamento e a pulverização da carteira de clientes, não apenas é um grande diferencial, mas é necessário em tempos de incerteza econômica. Por isso, as tendências do setor e novas formas de aumentar os resultados serão abordadas na segunda edição do Alcance, evento de vendas voltado para indústrias, distribuidoras e representantes comerciais, que ocorre nos dias 5 e 6 de outubro, em Joinville (SC).
*Tiago Brandes é CEO e co-fundador da Meus Pedidos
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo