Com a necessidade gerada pela pandemia do Covid-19, muitas empresas adotaram nova postura diante de recursos tecnológicos e seguem apostando em demais soluções que possam levar seus negócios ao futuro com mais atualização, segurança e autonomia. Com a disrupção digital é possível concretizar as mudanças de paradigmas que vem ocorrendo na cultura organizacional das empresas. Esse conceito consiste na digitalização de serviços e ambientes, que surgiram há um tempo, porém atualmente acontece de maneira acelerada.
Se antes a ideia de ter uma conta no banco sem sair de casa era impossível, hoje já é normal. Assim, o que remete os modelos de negócios e as mudanças que estão sucedendo logo farão parte da cultura de todos. A ideia de trabalhar de casa, ter acesso remoto e quebrar o paradigma de não se ter mais o espaço físico para trabalhar era algo impensável. Entretanto, todos se adaptaram à nova realidade e se atentaram aos benefícios como não ter translado dos colaboradores e a exaustão de enfrentar o trânsito e o transporte público e, ainda, a economia gerada para as empresas que antes dependiam do espaço físico e outros fatores de estrutura para adaptar o local aos colaboradores.
A disrupção digital é extremamente relevante para as empresas que desejam seguir com as novas tendências e não perder espaço no mercado. O serviço oferecido e desenvolvido pelas empresas de tecnologia da informação, possibilitam que o trabalho que está fisicamente na empresa e em seus servidores sejam levados a uma única estrutura digital, não sendo mais necessário ter o espaço físico para que a empresa funcione e nem dispor de salas para hospedar os servidores.
Para o CTO da EtheriumTech, Márcio Lima, tudo que as empresas possuem na estrutura física é possível levar para a estrutura digital e entregar o serviço com segurança, controle no trânsito das informações e manter o respeito à privacidade do cliente. “Todas as soluções desenvolvidas pela empresa têm como prioridade manter a autonomia do cliente, sendo este responsável pela administração e estratégia do ambiente. As soluções de virtualização oferecem serviço de área de trabalho virtual, onde se quebra o conceito da necessidade dos equipamentos e do computador físico da empresa”, ressalta Lima.
O escritório virtual pode ser acessado de qualquer lugar que disponha de internet e com um computador normal, sem a necessidade de ser ultramoderno. Por meio dessas soluções também é possível que os acessos sejam feitos em ambientes controlados, com proteções de segurança e monitoramento de rede.
Tais rupturas de cultura surgem para somar a um conceito coletivo de otimização de serviços, que podem aumentar a produtividade e a entrega de serviços. Nenhum segmento conseguirá se manter com o pensamento de antes, pois o momento se faz necessário compreender que os modelos de negócios mudaram e podem ser extremamente positivo para todos os lados. De fato, nem todas as empresas estavam preparadas ou tinham a cultura e maturidade para realizar tais mudanças e, com isso, tudo ocorreu de maneira desorganizada. A falta de planejamento para atender uma necessidade aconteceu com muitas empresas, contudo as coisas tendem a se acalmar e facilitar o entendimento de novas necessidades, como o controle e o aumento da segurança digital.
“Acredito que agora que a poeira está baixando e a maioria das empresas já se adaptaram e entenderam que existe um plano B, irá surgir uma segunda onda de necessidade com a segurança digital, fazendo com que este mercado cresça muito. A questão do controle das atividades, por exemplo, como que o gestor vai fazer a boa gestão de forma remota, a estruturação de suporte técnico, acompanhamento de métricas e indicadores de performance dos atendimentos. Assim, serão abertas muitas frentes de negócios de disrupção digital e novos mercados”, destaca Márcio.
Com a quebra de tantos paradigmas as empresas estão compreendendo fatores que talvez antes não fossem bem definidos dentro da gestão, como a importância de investir em tecnologia para o seu negócio e entender que quando bem implantadas e executadas podem gerar valor para o ecossistema do negócio – tanto para clientes quanto para fornecedores.
Foi pensando nessa demanda que a EtheriumTech dispõe de um grande diferencial em seu portfólio de serviços, em que conseguem viabilizar o universo tecnológico de ponta para empresas de pequeno e médio porte. Além de atenderem os grandes players, a organização se preocupa em fornecer os recursos mais modernos de cloud para empresas menores.
“Esse modelo de negócio é destinado a qualquer tipo de negócio, em que o cliente terá o melhor custo-benefício, pois o serviço é sob demanda. Este novo conceito engloba o suporte de especialistas em verticais muito importantes de novas áreas da tecnologia para viabilizar a jornada digital das empresas, como como a data science, inteligência artificial e devops que englobam novos concepções de serviços. Desta forma, promovemos um serviço dentro dessa nova concepção, que engloba atualização, agilidade, qualidade e segurança”, conclui Lima.
Serviço
www.etheriumtech.com.br
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo