Gestão

Dia Mundial da Água: como a tecnologia tem contribuído para poupar esse recurso fundamental à vida

A assinatura digital, gerada a partir do uso do Certificado ICP-Brasil, e o envio de documentos via internet facilitam não apenas a rotina diária de executivos, contadores e outros profissionais que lidam com um grande volume de arquivos

 Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, é importante destacar o quanto a tecnologia beneficia, também, o meio ambiente, porque elimina a necessidade de impressão de papel e, por consequência, reduz o consumo deste recurso indispensável à vida.

No site nfe.fazenda, há a informação de que mais de 21 bilhões de notas já foram emitidas e assinadas digitalmente, gerando uma economia de cerca de 53 bilhões de litros de água  

A Nota Fiscal Eletrônica – NF-e é um bom exemplo para ilustrar essa afirmação. Implantada em 2006, desde então já ajudou a poupar mais de 84 bilhões de folhas de papel, já que a versão impressa tinha, em média, 4 vias. No site nfe.fazenda, há a informação de que mais de 21 bilhões de notas já foram emitidas e assinadas digitalmente, gerando uma economia de cerca de 53 bilhões de litros de água – de acordo com o Instituto Akatu, a cada 50 mil páginas que deixam de ser impressas, são poupadas 32 mil folhas de papel.

Outro exemplo positivo de como a tecnologia tem ajudado na preservação da água é o Portal de Assinaturas, plataforma que viabiliza a formalização de documentos sem papel por meio do Certificado ICP-Brasil. Segundo a Certisign, empresa desenvolvedora da solução, desde 2012, foram submetidos mais 810 mil documentos no portal, o que gerou uma economia de mais de 4 milhões de folhas, considerando que cada arquivo, em média, tinha 5 páginas. Com isso foram poupados mais de 1,2 milhão de litros de água.

Certificado ICP-Brasil e assinatura digital

O Certificado Digital ICP-Brasil é um documento de identificação no meio eletrônico. A cada uso do Certificado é gerada uma assinatura digital com o mesmo valor jurídico da assinatura manuscrita – e é por isso que a tecnologia pode ser usada para formalizar documentos digitalmente, sem o uso de papel e caneta e a necessidade de autenticação.

A Certisign é a Autoridade Certificadora, empresa da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 Locais de Atendimento por todo o Brasil, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais ao longo de seus 22 anos. A empresa tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e “50 Empresas Mais Inovadoras do País”, da DOM StrategyPartners.

 

 

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos