A DHL Express, empresa mundial de transporte expresso e logística, acaba de anunciar sua mais recente parceria com a Clique Retire, empresa de autoatendimento para o varejo, para democratizar as opções de entrega e vencer os desafios de última milha no e-commerce. O projeto tem início neste mês na capital fluminense e conta com a integração dos serviços da DHL aos 40 equipamentos de autoatendimento inteligente da Clique Retire, instalados no MetrôRio. A iniciativa visa apoiar os lojistas na oferta de entregas mais acessíveis e alinhadas aos novos hábitos de consumo.
Para as lojas virtuais, a entrega das encomendas é um grande desafio operacional, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, onde grande parte dos moradores de áreas de risco têm restrição de acesso a fretes ou não possuem endereço postal. Outros fatores, como a ausência de porteiros ou disponibilidade para receber as encomendas, também impedem a chegada das remessas ao consumidor final.
Com isso, muitas pessoas e comunidades estão, na prática, fora do alcance do comércio eletrônico. Cerca de 47% da população do Rio de Janeiro têm algum tipo de restrição de logística e, em São Paulo, esse índice chega a 25%. Pensando em como melhorar este cenário, a DHL Express passa a oferecer aos varejistas integrados aos seus serviços de entrega porta-porta, bem como aos consumidores, a retirada das encomendas nos e-Box da Clique Retire.
“Os clientes que optam por fazer compras pela internet prezam pela conveniência. Por outro lado, ainda existem muitos desafios a serem superados na entrega de última milha. Buscamos um parceiro que nos permite ir além das barreira e que agrega inclusão e comodidade aos consumidores e lojistas. Com os lockers da Clique Retire, asseguramos que a mercadoria chegue ao destinatário com agilidade e garantimos que a retirada seja feita no momento mais oportuno”, afirma Patricia Starling, diretora comercial da DHL Express. “Para os e-commerces, este um diferencial competitivo para fortalecer sua marca perante aos clientes e incentivar a sustentabilidade, uma vez que não há emissão de CO2 no trecho de última milha”, completa.
Gustavo Artuzo, diretor executivo da Clique Retire, também acredita que a inovação vai beneficiar consumidores e lojistas online, e vai além ao considerar que a parceria pode até mesmo estimular a economia. “Ficamos muito satisfeitos em apoiar a DHL Express neste projeto. A plataforma da Clique Retire facilita a entrega de tudo o que pode ser comprado pela internet e que caiba em um terminal de autoatendimento. Além disso, a parceria também vai beneficiar pessoas que têm dificuldade em receber encomendas, como quem não está em casa no horário comercial ou mora em prédios com portaria remota. Isso potencializa o atendimento a 75% da população do País”, pontua.
Tendo em vista a oportunidade de crescimento deste modelo de entrega, as empresas destacam que a cidade do Rio de Janeiro é o projeto piloto da parceria, iniciada com 10 clientes de e-commerce em prospecção. A iniciativa deve ser expandida em breve para outras regiões do Brasil de acordo com a demanda por atendimento.O plano da Clique Retire é ter entre 500 e mil lockers instalados pelo país até o final de 2020.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo