book_icon

Desafios de compliance em mundo corporativo virtual é tema de webinar da ABES

Especialistas da Microsoft, Accenture, Banco Votorantim e CLM irão debater o tema no próximo dia 22, quarta-feira
Desafios de compliance em mundo corporativo virtual é tema de webinar da ABES

O mundo está sob transformações na rotina e no ambiente profissional. Em pouco tempo, empresas de diversos setores de atuação tiveram que adotar medidas para não pararem as operações e minimizar os impactos da crise gerada pela pandemia de Covid-19. O teletrabalho foi uma das primeiras ações amplamente incorporadas. Mas é necessário tomar alguns cuidados para que a empresa não cometa falhas de compliance.
Para Rodolfo Fücher, presidente da ABES, trabalhar remotamente sempre foi um desafio para os empreendimentos no mundo, principalmente por exigir mais investimentos na segurança de dados e suporte aos colaboradores que atuam longe das organizações. “Com acesso à internet, qualquer um pode exercer suas atividades de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, porém essa iniciativa exige do mercado buscas elevadas por novas soluções e segurança tecnológicas. Com esse novo ambiente totalmente virtual, os negócios terão de lidar com planejamentos flexíveis e com uma cultura e gestão que promova a otimização nos negócios”, revela o executivo.
Neste contexto, a ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software realiza mais uma série do webinar “Novos Tempos” e, desta vez, especialistas jurídicos e executivos vão abordar medidas de compliance que devem ser aplicadas ao negócio diante a virtualização das atividades. O evento, promovido em parceria com Bertha Capital, BR Angels, Bossa Nova Invest, Kyvo e Startup Farm, parceiras do projeto ABES Startup Internshinp Program, acontece no dia 22 de julho, às 14h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site http://www.sympla.com.br/abessoftware.
Segundo Carolina Marzano, Compliance Officer e assessora de Comitês da ABES, as empresas que têm medidas de compliance estruturadas conseguiram driblar melhor os impactos da pandemia. “No cenário atual, as empresas tiveram que lidar com a instabilidade econômica e com a alteração e flexibilização de regras de diversas naturezas e as empresas que contam com políticas e diretrizes internas sólidas estão conseguindo enfrentar os desafios sem perder a comunicação com as equipes”.
Logo no início da pandemia, a ABES disponibilizou um template que serve de guia para qualquer organização em que os colaboradores trabalhem ‘home office’. Com o intuito de sanar dúvidas de empregadores e funcionários, essas políticas estão disponíveis no portal da Associação, em: http://www.abessoftware.com.br/legislacao/legislacao-do-setor/covid-19-%E2%80%93-leis-e-decretos-emergenciais
Atuação da ABES frente a pandemia de Covid-19
Com o objetivo de unir forças, tecnologias e inteligência para enfrentar os desafios, a ABES está promovendo ações para estabelecer um relacionamento próximo e contínuo com os associados e interessados no setor, a partir dos vários meios que as tecnologias da informação e comunicação oferecem.
Além da série de webinars Novos Tempos, que está disponível no canal da ABES no YouTube , a entidade elaborou um plano específico de ação , pleiteando medidas econômicas com o Governo Federal que mitigassem os impactos e ajudassem na continuidade dos negócios, melhorando o fluxo de caixa, postergando o pagamento dos tributos e o acesso menos burocrático às linhas de crédito.
Para apoiar as empresas do setor de TIC no retorno de seus funcionários aos escritórios, a associação disponibiliza uma cartilha e um cartaz para download gratuito , baseados no Protocolo Sanitário de Funcionamento dos Setores Essenciais de Tecnologia, Telecom e Call Center, desenvolvido pela Prefeitura do Município de São Paulo.
A ABES também tem reforçado os vários serviços oferecidos aos seus associados e ao mercado como, por exemplo, análises tributárias e jurídicas , dicas legais, estudos de tendências e dados de mercado em parceria com a IDC, informações sobre linhas de fomento e financiamentos governamentais, programas associativos direcionados exclusivamente às startups , completa estrutura de compliance , comitês temáticos (regulatório, tributário, inovação, lei geral de proteção de dados etc.), ferramenta para diagnóstico da adequação à LGPD , entre outros.
SERVIÇO:
Novos Tempos: A virtualização das atividades corporativas sob os aspectos de Compliance
Data: 22 de julho
Hora: 14h30
Inscrições: http://www.sympla.com.br/abessoftware
Convidados
Sofia Matos – Sócia do Escritório de Advocacia Português Antas da Cunha Ecija, responsável pela área de prática de contencioso penal e contraordenacional e Compliance Penal
Mendel Diesendruck – Controls & Compliance Lead da Microsoft Brasil
José Moscati – Market Unit Legal Director – Latin America – Accenture. Compliance, Operations Regulatory & Ethics e Membro de Comitê de Ética e Conformidade da Brasscom
José Roberto Salvini – Diretor de Governança, Jurídico e Compliance do Banco Votorantim
Francisco Camargo – Presidente do Conselho da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, Fundador e CEO do Grupo CLM
Moderação: Carolina Marzano – Compliance Officer e assessora de Comitês da ABES
ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.
Serviço
www.abes.org.br
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.