Carreira

Demanda por profissionais de tecnologia faz empresas investirem em capacitação e treinamento

Com excedente de mais de 20 mil vagas anuais, empresas recorrem a parcerias com universidades e a projetos internos

Com demanda anual de cerca de 70 mil profissionais e apenas 46 mil formados no mesmo período, a previsão da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) é que o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil apresentará um déficit de 290 mil profissionais em 2024.

As empresas enfrentam um cenário cada vez mais difícil para contratar, e algumas delas, inclusive startups, recorrem a programas de formação internos ou parcerias com universidades. A ilegra, empresa global de design, inovação e software, criou o Jovens Talentos, um programa de estágio da empresa que prepara o profissional do zero para o mercado. O 7waves, aplicativo que auxilia as pessoas a definirem metas para alcançar seus objetivos de vida, desenvolve iniciativa semelhante. A startup não prioriza a experiência, e aposta na parceria com universidades para contratação de estudantes de graduação e pós-graduação para identificar profissionais que tenham o perfil de aderir aos valores da empresa e vontade de aprender.

Com demanda anual de cerca de 70 mil profissionais e apenas 46 mil formados no mesmo período, a previsão da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) é que o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil apresentará um déficit de 290 mil profissionais em 2024  

Na fintech de meios de pagamento Ripple, a iniciativa é de longo prazo: um projeto global apoia o desenvolvimento da tecnologia blockchain e a formação profissional por meio de parcerias com universidades, entre elas a Universidade de São Paulo(USP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Tem sido desafiador encontrar profissionais com as qualificações necessárias para as funções que uma empresa pautada em inovação demanda. Por isso, temos optado por privilegiar nos processos seletivos a aderência aos nossos valores, o fit cultural e a vontade de aprender do indivíduo”, afirma Rodolfo Ribeiro, CEO do 7waves.

Confira algumas startups com vaga abertas que requerem habilidades ou afinidade com tecnologia:

ilegra
Empresa global de design, inovação e software, possui 100 posições abertas nas unidades de Porto Alegre e São Paulo. Os principais postos são para desenvolvedores front end e back end, quality analyst, agile coach, UX researcher, UX designer, digital services leader e DevOps pre sales engineer.

Followize
A plataforma de gestão de leads e vendas possui vagas em aberto na cidade de Itu, no interior de São Paulo. Divididas entre efetivos e estagiários, as vagas são principalmente para os setores de programação e marketing. De acordo com a Followize, a falta de profissionais qualificados acontece com frequência na área de tecnologia e desenvolvimento.

SenseData
A primeira plataforma de Customer Success da América Latina possui 10 vagas em aberto na cidade de São Paulo, em todas as áreas da companhia, principalmente desenvolvimento (TI) e customer success.

leadlovers
A plataforma de automação de marketing digital localizada em Curitiba também conta com oportunidades em aberto para desenvolvedores e enfrenta dificuldades na contratação de profissionais das áreas mais técnicas.

7waves
Com sede em Sorocaba (SP), a empresa oferece oportunidades nas áreas de tecnologia, customer success e gestão de produto.

UP Consórcios
A fintech sediada em Santana de Parnaíba (SP) está com vagas abertas para desenvolvedores e analistas de dados.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos