A palestra “Como a digitalização está transformando o comércio exterior” foi realizada no primeiro dia do evento, às 16h15, e reuniu, além da Datamar, representantes da Procomex, KPMG e Receita Federal. O objetivo é compreender como as empresas estão se digitalizando, quais são as novas tecnologias e as principais preocupações do segmento.
Segundo Lorimer, instituições sérias, que trabalham na produção de análises robustas, têm investido cada vez mais em novas tecnologias para as áreas de desenvolvimento e conhecimento de mercado. Ao utilizar tecnologias de ponta, como Big Data, o objetivo é coletar, cruzar informações e disponibilizá-las, de acordo com todas as normas de compliance, gerando relatórios que atendam às necessidades dos clientes.
“O grande problema é que existem empresas que estão vendendo dados que têm como fonte os sistemas de comércio exterior brasileiro. Com isso, algumas corporações acabam adquirindo essas informações, assumindo um sério risco de serem usuários de dados sigilosos do Governo”, destaca o diretor da Datamar, que pretende discutir este tema em profundidade durante o evento.
A Datamar foi fundada em 1996 como consultoria especializada na análise de comércio exterior via modal marítimo. Ela trabalha em parceria direta com os armadores e os terminais de contêineres, focada em prover dados e informações nos quais todos os players do setor podem confiar.
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