book_icon

Crise impulsiona gestão nas PMEs

Sistemas e aplicativos são os aliados dos empresários para garantir o faturamento e reduzir custos

 

A demanda por soluções ERP por parte das PMEs tem crescido e um dos principais motivos é a necessidade em controlar custos e estoques, aliado à gestão financeira. Neste caso, o ERP se torna estratégico para o crescimento sustentável.

 Pesquisa da TOTVS aponta que facilidade de uso, implantação ágil, custo acessível e solução integrada são essenciais para esse segmento

Dados da 2ª edição do Panorama Mercado de ERP, divulgado em abril e realizado pelo Portal ERP com 4 mil empresas, indicam que a TOTVS segue líder nesse mercado no País, seguida pela SAP, Mega Sistemas e Sênior Sistemas.

Alinhada às demandas da sua base, no início deste ano a TOTVS lançou os aplicativos Fly01 Financeiro e Fly01 Faturamento, na modalidade SaaS – Service as a Service, com pagamento conforme o uso.

O lançamento faz parte da estratégia da companhia iniciada em 2016, quando aprimorou o Bemacash para atender às necessidades específicas de nichos como Food Truck, Vestuário e Bares & Restaurantes, entre outros. O Bemacash é uma solução que une o sistema de gestão da TOTVS para micro e pequenas empresas aos equipamentos Bematech, com valores a partir de R$ 10,00 por dia.

Eros Jantsch, da TOTVS

Segundo pesquisa realizada pela TOTVS com 300 empreendedores, a tecnologia ideal para gerenciar o negócio deve oferecer facilidade de uso (72,67%), implantação ágil (47,8%), custo acessível (38,5%) e solução integrada (23,9%) – impressora, controle de estoque e sistema de gestão.

“O objetivo é fortalecer ainda mais nossa presença entre as mais de 5 milhões de empresas desse porte no Brasil. Conseguimos impulsionar as vendas de forma exponencial, vendendo quase 1 mil soluções em um único trimestre”, afirma Eros Jantsch, vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da TOTVS.

Para esse segmento, a concorrente SAP oferece o Business One também no modelo SaaS, com assinatura mensal a partir de R$ 250,00 para empresas com até 25 usuários, além do custo de hospedagem na nuvem de um provedor escolhido pelo cliente. O ERP está localizado no Brasil e é comercializado de forma modular para que a empresa tenha flexibilidade.

O SAP Business One é vendido e implementado pela rede global Partner Edge. São cinco opções: SAP Business One, SAP Business One Cloud, SAP Business One para SAP HANA, SAP Business One Analytics baseado em SAP HANA e o Aplicativo móvel SAP Business One – acesso seguro e instantâneo em qualquer lugar em dispositivos Apple ou Android.

Outra opção nacional de ERP é o Bling, desenvolvido em Bento Gonçalves (RS), que acaba de receber um aporte de capital da Criatec 2 – fundo gestor da Bozano Investimentos e Triaxis Capital. Há 9 anos no mercado, o Bling automatiza diversos processos, como vendas, emissão de notas fiscais de produtos e serviços, boletos bancários e controles de estoques.

“Um dos pontos fortes do Bling está no número de integrações com plataformas de lojas virtuais, marketplaces e operadores logísticos”, afirma Antônio Nodari, diretor da empresa.

Conectado a mais de 70 plataformas de e-commerce e aos principais marketplaces, além de empresas de logística e Correios, o ERP não cobra taxa extra pelas integrações. Para micro e pequenos empresários do mercado virtual, o Bling dá apoio aos negócios multicanal com planos a partir de R$ 50 mensais, sem custo de instalação.

Quem acaba de entrar nesse segmento, mas com uma oferta gratuita, é o Mercado Livre com o ERP Mercado Back Office Express para PME e empreendedores. Em uma segunda fase, será oferecida uma versão também ao e-commerce, atendendo lojas online próprias e outros marketplaces.

A solução oferece ferramentas que automatizam as etapas de recebimento de pedidos, emissão de nota fiscal e cálculo de impostos, controle de fluxo de caixa, de estoque, conferência de pedidos e emissão de etiqueta de postagem. A estimativa é de uma economia média de tempo de 75 horas por mês com o uso desse sistema.

Booking: app da MS ajuda na gestão

O aplicativo Booking, criado pela Microsoft, faz a gestão e controle de reservas e atendimentos para pequenos empreendedores e profissionais liberais.

O app, da família Office 365, é um sistema online e de fácil integração ao site e email dos clientes que conta com uma ferramenta de aviso ativo para evitar o não-comparecimento, um fator que compromete o faturamento dos empresários desse porte.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.