Mercado

Cresce número de operadoras de Internet no Brasil

Nos últimos dez anos, o País ganhou cerca de 12 mil novos provedores

O Brasil atingiu, em outubro, a marca de 14.625 operadoras autorizadas a prestarem o serviço de banda larga fixa. O número foi alcançado após a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, liberar 1.385 novas permissões no último mês.

Os dados também apontam que houve um avanço na oferta de internet na última década. Em 2010, por exemplo, eram apenas 1.949 companhias à disposição do consumidor, enquanto que, em 2018, o país chegava à soma de 9.429 provedores.

Os  provedores regionais cresceram 25% durante o período de isolamento; o Brasil possui 35 milhões de acessos em banda larga, sendo cerca de 15 milhões por meio da tecnologia por fibra.
/

“Nos últimos anos, temos observado cada vez mais investimentos no setor de banda larga. Além disso, as operadoras têm notado uma oportunidade de aumentarem seus lucros investindo em outros produtos, como televisão por assinatura, em um momento em que os clientes buscam pelos populares combos, que representam uma grande economia”, explica Marcelo Rodrigues, diretor comercial da MultTV, empresa especializada em compartilhamento de headend, que atua em parceria com operadoras em todo o Brasil, diminuindo os custos para implementação de TV paga.

Em setembro, durante a quarta edição do evento Conecta Brasil, foi revelado que os provedores regionais cresceram 25% durante o período de isolamento. Segundo Rodrigues, a movimentação foi observada também com o aumento na procura pelos serviços da MultTV. “Durante a pandemia, as empresas seguiram avançando e realizando novos investimentos, com o plano de expandirem suas operações. Em nosso segmento, por exemplo, percebemos que houve um aumento de 70% na procura pelo serviço, superando as expectativas”, conclui Rodrigues.

Mercado
Atualmente o Brasil possui 35 milhões de acessos em banda larga, sendo cerca de 15 milhões por meio da tecnologia por fibra. A maior parte das conexões é realizada por meio das operadoras regionais.

A MultTV é uma empresa especializada em compartilhamento de headend que busca viabilizar a oferta de TV por assinatura a custos acessíveis. A companhia, que opera desde 2015, tem um modelo de negócio único, atuando em parceria com a SES (empresa de satélites reconhecida mundialmente) e, apoio da Associação NEO e de programadoras de TV.

Serviço
http://multtv.com.br/

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos