Destaque Tecnologia

Cresce desenvolvimento de apps e plataformas digitais para o Direito

Já são mais de 150 startups jurídicas no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, com investimentos que atingiram US$ 1 bilhão em todo o mundo

Inovação disruptiva (ID) é um jargão que define a transformação de uma tecnologia, produto ou serviço em algo novo, mais simples, conveniente e acessível. ID está presente, por exemplo, no mercado jurídico onde é desenvolvido cada vez mais soluções práticas para otimizar o tempo do profissional do Direito.

As chamadas lawtechs ou legaltechs criam produtos e serviços de base tecnológica para melhorar a rotina destes profissionais. O setor já atingiu investimento recorde de mais de US$ 1 bilhão no mundo todo em 2018, segundo pesquisa da Lawgeex. “O setor jurídico tem fama de ser avesso a mudanças e inovações, mas isso tem mudado cada vez mais”, destaca Renan Oliveira, o co-fundador do site Previdenciarista, plataforma de conteúdo que auxilia a atualização do advogado previdenciário.

“São softwares, aplicativos e plataformas que transformam a rotina de trabalho desses profissionais que agora podem gerir seus escritórios e processos, fazer consultas de matérias e até mesmo ter acesso a modelos de petições para facilitar o trabalho em ações judiciais”, explica Oliveira.

Direito no Brasil e a tecnologia
Pesquisa da OAB aponta que há mais de 1,1 milhão de advogados no Brasil e o Judiciário brasileiro tem, atualmente, 100 milhões de processos em tramitação. As startups jurídicas, que já somam mais de 150 no País, segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs – AB2L, o que representa crescimento de 300% de novas empresas no setor em dois anos.

Segundo Oliveira, estas startups propõem ‘arrumar a bagunça’ do setor jurídico e modernizar a rotina dos profissionais da área. “As lawtechs ou legaltechs podem reunir processos do país inteiro, com movimentação e decisões anteriores, trazendo maior eficiência ao trabalho dos profissionais envolvidos no andamento do processo judicial e maior assertividade na tomada de decisões por meio de métricas. Está cada vez mais fácil para o advogado enxergar o panorama geral dos processos no Brasil”, diz.

Renan lembra ainda que as inovações disruptivas chegaram também nos tribunais. Atualmente, há pelo menos 13 deles no País, como o Supremo Tribunal Federal – STF, que já utilizam algum tipo de robô para trabalhos repetitivos ou inteligência artificial para tarefas como sugestão de sentenças e indicação de jurisprudência.

Previdenciarista oferece ferramentas que otimizam tempo de trabalho do advogado
O site Previdenciarista reúne um time de juristas que buscam, diariamente, aprimorar conhecimentos, reunir melhores teses jurídicas na Defesa dos Direitos, dividir conhecimento e proporcionar aos advogados previdenciários auxílio para o desenvolvimento da advocacia prática, eficiente e de qualidade. “Esta é a forma que encontramos de tornar o nosso trabalho mais efetivo, amplo e contemporâneo”, comenta o executivo.

O Previdenciarista conta com 9 mil usuários ativos, e coloca à disposição dos assinantes uma ferramenta que calcula os benefícios previdenciários dos seus clientes com procuração e contratos de honorários gerados automaticamente, ficha de atendimento e envio de documentos do cliente para a nuvem. A plataforma está no ar desde 2013 e, desde então, já soma mais de 2 milhões de visitas e cerca de 10 milhões de visualizações de páginas.

“Hoje, o site reúne um time de juristas que buscam, diariamente, aprimorar conhecimentos, reunir melhores teses jurídicas na Defesa dos Direitos Sociais, buscando sempre dividir conhecimento e proporcionar aos advogados previdenciaristas ferramentas que auxiliem no desenvolvimento da advocacia prática, eficiente e de qualidade. Este é o direito do futuro”, finaliza Oliveira.

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Aruba

Agenda & Eventos