Mercado

Consulta pública reúne sugestões para estratégia digital

Plano pretende transformar economia brasileira pela digitalização de dados

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou a consulta pública da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. O documento vai reunir as diretrizes para a digitalização da economia brasileira nos próximos anos. A consulta ficará aberta por 30 dias, e a versão final será encaminhada à Presidência da República.

O projeto prevê melhorias na infraestrutura de redes e acesso à internet

A iniciativa pretende ampliar diversas iniciativas do governo federal em torno da digitalização da economia e da sociedade. O objetivo é criar um ambiente habilitador para impactos transformadores na agricultura, comércio, finanças, indústria e serviços de transportes e logística, por meio do avanço da digitalização dos processos produtivos.

Para tanto, o projeto prevê melhorias na infraestrutura de redes e acesso à internet; pesquisa, desenvolvimento e inovação; confiança no ambiente digital; educação e capacitação profissional; e a dimensão internacional. Também deve ser desenvolvida uma economia baseada em dados, um mundo de dispositivos conectados, novos modelos de negócio e transformação digital da cidadania e de governo.

O texto-base destaca a tendência de as tecnologias digitais ocuparem cada vez mais espaço na vida cotidiana. “Elas estão em casa, no trabalho, nas escolas, nos meios de comunicação e nas relações sociais. Para que o Brasil possa tirar pleno proveito da revolução digital, colhendo todos os benefícios que a sociedade da informação e do conhecimento tem a oferecer, a economia nacional deve se transformar, com dinamismo, competitividade e inclusão, absorvendo a digitalização em seus processos, valores e conhecimento.”

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos