Passados mais de seis meses desde o início do isolamento social, o trabalho remoto já não é mais novidade para ninguém. No entanto, é importante estar atento para como anda a qualidade desse trabalho. Depois de tantos meses, sua equipe continua entregando os resultados esperados? Ela se mantém motivada? Como estão os processos da empresa? No presencial a prática da micro gestão acaba sendo muito comum, mas no formato remoto temos que nos adaptar, forçosamente.
Felizmente, existe uma ferramenta de gestão que, se bem aplicada e aproveitada de maneira integral numa equipe de trabalho, ajuda a atingir metas, otimizar processos e economizar em tempo e recursos. São os chamados OKRs, uma espécie de filosofia de gestão que propõe maximizar resultados no curto prazo, por meio da transparência, foco e colaboração para empresas de diferentes tamanhos, tipos e segmentos.
Eles dão à organização, maior capacidade de se adaptar às mudanças do mercado, e também uma direção clara e parâmetros mensuráveis para a conquista dos objetivos. Mas muito mais do que propor uma gestão mais eficiente, os OKRs estão ajudando empresas em seus processos de transformação.
O trabalho à distância pode trazer muitos benefícios à sua empresa, como economia com aluguel e outros gastos de manutenção, poder se relacionar com pessoas de diferentes lugares do país e do mundo, mais produtividade e organização por parte da equipe e, é claro, uma adaptação ao futuro. Gigantes da tecnologia como Google, por exemplo, conquistaram grandes resultados e cresceram muito com o método de OKR, que utilizam até hoje para manter a produtividade em alta.
Mas como em todo ambiente de trabalho, o acompanhamento dos objetivos deve ser feito de perto, além de ser revisitado sempre. Como fazer isso no trabalho remoto? Pedro Signorelli, fundador da Pragmática Gestão e especialista ‘insider’ em implementação de OKRs, traz algumas dicas que podem ser aplicadas ao dia a dia das empresas para isso.
Alinhe as expectativas
primeiro passo para um bom aproveitamento dos OKRs para sua empresa é o alinhamento de expectativas. Definindo os objetivos da empresa e da equipe, e determinando quais serão os indicadores utilizados para medir os resultados, é possível traçar um caminho mais feliz para todos os colaboradores e times.
Defina os papéis e responsabilidades de colaborador
É importante estabelecer quem são as pessoas responsáveis por cada processo e/ou atividade para que a gestão seja eficiente e a empresa alcance os resultados desejados. Quando cada colaborador conhece sua função e se entende como parte de um organismo, o trabalho flui melhor.
O gestor deve remover os impedimentos que estão travando o trabalho da equipe
A comunicação entre os membros do time é um fator que permeia todo o processo de gestão, no entanto, o colaborador deve se sentir seguro para levar aos gestores os pontos que o estão impedindo de seguir em frente com o trabalho e o papel do líder é saber se o time está engajado. Para isso, é importante estabelecer canais de comunicação eficientes, onde o time possa contar com o suporte de colegas e gestores.
Realinhamento de rota
Mesmo com objetivos claramente definidos a princípio, nem sempre um plano acontece como pensamos, podem surgir imprevistos no meio do caminho ou ainda, estabelecermos metas sem saber exatamente como atingi-las, portanto é importante avaliar com frequência se estamos na direção esperada ou se é necessário um ajuste de rota, com base nos parâmetros definidos no início do ciclo.
Promova a autonomia
O trabalho remoto requer também uma comunicação clara de como ele deve acontecer, com envolvimento e motivação do time para sua realização. Isso permite uma maior autonomia da equipe e, com as expectativas alinhadas, papéis definidos e pontos de contato para acompanhamento, o trabalho remoto se torna mais eficiente e proporciona um grande ganho de produtividade.
É importante ressaltar também que todas essas dicas funcionam de maneira integrada, é um pacote. Outro ponto, é que a responsabilidade dos gestores em cargos de liderança é resolver conflitos que possam surgir e minimizar impactos na produtividade dos times.
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