Informe aqui

Conheça a tecnologia por trás do Painel de Viagens do Ministério da Economia

Qlik Sense, implementado pela Toccato, foi utilizado para dar vida ao projeto

O lançamento do Painel de Viagens, pelo Ministério da Economia, foi um grande passo para o alcance de ainda mais transparência nos gastos feitos pelos servidores federais, ou seja, pessoas com cargos oficiais são “monitoradas” agora pela população. No portal, é possível encontrar dados relacionados às viagens realizadas por estes profissionais, como, por exemplo, gastos com passagens e diárias. Em 2018, o valor total chegou em R$ 1,235 bilhão, sendo que o valor médio por viagens foi de R$ 1.394,31.

Para que essa proposta conseguisse ganhar vida e funcionasse efetivamente, o Ministério contou com o apoio direto da Toccato, Elite Master Reseller Qlik com maior carteira de clientes no Brasil. A empresa concedeu 300 horas de consultoria e inteligência para a implementação do Qlik Sense e participou em 80% do projeto.

Geilson Freitas Júnior, consultor Técnico da Toccato, explica o quão importante é essa novidade. “Se observarmos, vários servidores estão viajando a trabalho nesse exato momento. O Portal de Viagens tem como objetivo dar transparência aos gastos. Além de divulgar o nome do passageiro, é possível fazer muitas comparações, como, por exemplo, uma média de gastos anual, ou um comparativo em relação aos anos passados. É o fim de qualquer possível excesso por parte dos políticos ou profissionais de cargos oficiais”, diz.

O software Qlik Sense é o responsável por possibilitar uma organização de todos os dados divulgados pelo portal, além de gerar gráficos e análises. A plataforma é inteiramente responsiva, podendo ser integrada com uma base na Web.

Segundo Simoni Oliani, founder da Toccato, a empresa como um todo visa o apoio à transparência das informações. “Temos essa missão de apoiar nas modernizações do país, além de contribuir com a transparência. O portal foi construído com muita cautela e empenho, para que a plataforma fosse assertiva e funcional na divulgação de dados”, conclui.

Serviço
http://paineldeviagens.economia.gov.br/

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos