Inglês Internacional

Concluído o Projeto MEFCO2 do programa Horizonte 2020 coordenado pela empresa i-deals

A fábrica piloto de MefCO2 é uma das maiores instalações de síntese de metanol derivada de CO2 dos gases de combustão da União Europeia

• O projeto MefCO2, de 11 milhões de euros, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa H2020, foi concluído em junho de 2019.
• A fábrica piloto produz cerca de 1 tonelada de metanol por dia, capturando mais de 1,5 toneladas de CO2 de uma usina de energia na Alemanha.

O evento que encerrou o projeto MefCO2 aconteceu dia 28 de maio de 2019 no Centro de Inovação em Carvão da RWE, na Alemanha, onde os resultados foram apresentados e foram realizadas visitas guiadas à fábrica-piloto.

O projeto MefCO2, de 11 milhões de euros, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa H2020, foi concluído em junho de 2019 

Durante mais de quatro anos, a i-deals, corretora de tecnologia do grupo everis, liderou o consórcio MefCO2 para trabalhar nesta ação de inovação com o objetivo de demonstrar a viabilidade econômica da valorização do CO2 capturado, transformando-o em uma plataforma versátil de combustíveis químicos e renováveis, como o metanol. Essencialmente, o metanol torna-se um portador de energia renovável de fontes não-biológicas, como a eólica e a solar, graças à utilização de hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis. A fábrica-piloto MefCO2 é atualmente uma das maiores instalações de síntese de metanol derivado de gases de combustão CO2 da União Européia.

A fábrica piloto produz 1 tonelada de metanol por dia, capturando mais de 1,5 toneladas de CO2. Além disso, uma eletrólise PEM (Membrana de Troca de Prótons) com resposta dinâmica melhorada produz o hidrogênio necessário para a síntese (120 Nm3/h). A fábrica foi projetada para uma operação flexível e diferentes testes já estão sendo realizados, simulando condições reais. A operação estável, até agora, foi alcançada entre 40% e 90% e as estimativas preliminares mostram uma eficiência superior a 90% em estado estacionário. Como resultado de uma exaustiva síntese e caracterização de catalisadores, foi registrada uma patente para um promissor catalisador destinado à produção de metanol.

A responsabilidade do projeto está a cargo de um consórcio formado por nove parceiros: a RWE Power (Alemanha) é a proprietária e responsável pela instalação de captura de CO2; a Carbon Recycling International (Islândia) fornece a unidade de metanol; a Mitsubishi Hitachi Power Systems Europe (Alemanha) é o integrador do sistema e fornece a unidade de condicionamento de CO2 e a Hydrogenics Europe (Bélgica) é a desenvolvedora da tecnologia de eletrólise. O Instituto de Catálise de Cardiff (CCI) (Reino Unido) trabalha na pesquisa da síntese de catalisadores; o Instituto Nacional de Química da Eslovênia (Eslovênia) trabalha com catalisadores e engenharia de reação; a Universidade de Gênova (Itália) é responsável pela análise termoeconômica e otimização de processos. Além disso, a Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha) lidera as simulações de processos; e o i-deals – grupo everis – (Espanha) é o coordenador do projeto e responsável pela disseminação e exploração dos resultados do projeto.

O trabalho realizado por cada parceiro foi apresentado a uma plateia renomada, incluindo vários especialistas de diferentes indústrias, representantes da Comissão Europeia e políticos locais. “O impacto do MefCO2 vai muito além dos resultados apresentados até o momento, estamos definindo a base para uma estratégia mais eficiente de conversão de CO2 na indústria da energia, integrando fontes de energia renováveis”, diz Angel Sánchez, fundador do i-deals e coordenador do projeto, do grupo everis. “Estes tipos de tecnologias dependem em grande parte da flexibilidade e o MefCO2 provou que este cenário operacional é viável”.

Os parceiros do consórcio estão trabalhando no roteiro de tecnologia, que permitirá a expansão das tecnologias do projeto e a implantação de unidades em plena capacidade operacional.

Serviço
www.everis.com

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos