book_icon

Comunidade do Piauí ganha computadores e internet banda larga

Ideia é que área rural de Campo Maior, que ainda não tem ponte física, ganhe uma "ponte virtual" com reforma de centro comunitário
Comunidade do Piauí ganha computadores e internet banda larga

Moradores de Passagem da Negra, área rural de Campo Maior, no Piauí ganharam um centro comunitário. Com isso, as 30 famílias residentes no local passam a ter acesso gratuito à internet banda larga via satélite.  O objetivo é criar uma “ponte virtual” onde ainda não há ponte de verdade, contempla ainda toda a reforma da associação de moradores e construção de uma sala de informática, com doação de computadores e acesso à internet via satélite. A iniciativa é da Hughes do Brasil, uma subsidiária da Hughes Network Systems, empresa mundial em internet via satélite, por meio de seu programa de responsabilidade social Hughes em Ação.

A companhia tomou conhecimento do local no começo do ano, por meio de reportagem que mostrava crianças e adolescentes da comunidade atravessando o rio por meio de boias para poder chegar até a escola onde estudam, por conta da falta de infraestrutura adequada da região.

Além da doação de computadores e internet para a comunidade, a Hughes também fez uma parceria com o Sebrae para a construção de uma horta

“A Hughes tem a missão de levar a inclusão digital a locais distantes dos grandes centros. Nesse caso, vimos que podíamos ajudar a comunidade para levar informação e conhecimento através da internet via satélite”, explica Rafael Guimarães, presidente da Hughes no Brasil.

As obras começaram no fim de novembro e o novo centro comunitário foi entregue em 17 de dezembro. Na ocasião, houve uma festa para a comunidade, com direito à presença do Papai Noel e doação de brinquedos. “Ficamos muito felizes em poder, por meio do nosso serviço de internet banda larga via satélite, oferecer acesso digital à comunidade Passagem da Negra, além de roupas, brinquedos e livros doados pelos colaboradores da Hughes”, afirma Rodrigo Cavalieri, head de Marketing da Hughes.

Como tudo começou

O vídeo produzido pelo professor Jefferson David Evangelista de Abreu, que mostrava as crianças atravessando o rio de boia para conseguir pegar um ônibus para a escola, sensibilizou a Hughes. “Imediatamente entramos em contato com o professor para entender a realidade da comunidade e buscar uma forma de fazer com que as crianças e os adolescentes pudessem ter melhores condições de estudo. Pensamos em criar uma sala de internet no local para que tivessem acesso a conteúdo educacional mesmo quando não fosse possível atravessar o rio”, diz Marcelo Juliato, gerente de Marketing e Comunicação da Hughes.

“O professor nos informou sobre a existência de uma associação de moradores, mas o prédio estava em condições precárias e sem condição de receber os computadores. Optamos então por reformar e ampliar essa associação, criando uma sala de internet com o acesso à HughesNet, e fazer a doação de computadores”, reforça Juliato.

Muito além da conectividade

Além da doação de computadores e internet para a comunidade, a Hughes também fez uma parceria com o Sebrae para a construção de uma horta, que permitirá à associação ter renda com os alimentos plantados e colhidos. O Sebrae também é o responsável pelo treinamento da população de Campo Maior.

“Para nós que fazemos o Sebrae, é uma enorme satisfação contribuir com esse importante projeto da Hughes, que é focado em responsabilidade social. Fomos procurados pela empresa para auxiliar na implantação de uma horta na comunidade e prontamente atendemos à solicitação, porque entendemos que essa é uma alternativa para a geração de trabalho e renda na região”, afirma a gerente do Escritório Regional do Sebrae em Teresina, Ana Lúcia Oliveira.

Ainda segundo Ana Lúcia, na horta serão plantados legumes e frutas para abastecer a mesa das famílias da comunidade e o excedente será destinado à comercialização. “A renda gerada com a venda dos produtos deverá contribuir para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, que foram capacitadas pelo Sebrae. Ficamos felizes em fazer parte dessa ação em prol de um país mais justo, competitivo e sustentável”, acrescenta.

Para o professor Jefferson, a ação é muito positiva e um grande exemplo para que outras empresas possam se engajar nesta causa. “O movimento que a Hughes está fazendo é um resgate de cidadania e uma verdadeira transformação na comunidade, com ganho em educação e geração de renda. Espero que outras empresas se inspirem nesse caso e ajudem outras comunidades a passarem pelas mesmas transformações que estamos passando por aqui”, afirma.

Hughes Network Systems, LLC (HUGHES) é a líder global em tecnologia de banda larga via satélite e soluções residenciais e corporativas. Seu serviço de internet de alta velocidade via satélite é a HughesNet®, a maior rede satelital do mundo, com mais de 1,3 milhão de clientes residenciais e corporativos nas Américas do Norte e do Sul. Para grandes empresas e governos, a empresa oferece a solução de serviços de gerenciamento de redes HughesON®, que proveem soluções de conectividade completas com um mix optimizado de tecnologias terrestres e satelitais. O sistema Jupiter™ é a plataforma HTS mais utilizada do mundo, operando com mais de 20 satélites por provedores, entregando um vasto serviço de banda larga, mobilidade e aplicações de backhaul para celulares. Até o momento, a Hughes entregou mais de 7 milhões de terminais de todos os tipos para consumidores em mais de cem países, representando cerca de 50% do market share, e a tecnologia está permitindo que serviços de banda larga cheguem a todos os lugares do mundo. Localizada perto da cidade de Washington, D.C., em Germantown, Maryland, EUA, a Hughes opera escritórios de venda e suporte no mundo todo e é uma companhia subsidiária da EchoStar Corporation (NASDAQ: SATS), provedora premium global de operações de satélite. Para mais informações sobre a Hughes, visite a página http://www.hughes.com.br e siga a @HughesConnects no Twitter.

A EchoStar Corporation (NASDAQ: SATS) é um provedor global premium de soluções de comunicação via satélite. Localizada em Englewood, no Colorado, e fazendo negócios em todo o mundo, a EchoStar é pioneira em tecnologias de comunicação seguras por meio dos segmentos de negócio Hughes Network Systems e EchoStar Satellite Services.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.