Gestão

Comunicação interna eficiente potencializa a produtividade

A SocialBase, que desenvolve rede social corporativa, viu a demanda pelos serviços crescerem 60% no período

A pandemia da Covid-19 trouxe muitas dificuldades para pessoas e empresas de todo o mundo. E isso é inquestionável! Mas mesmo diante de um cenário complicado, tanto na saúde como na economia, vários setores tem conseguido manter o crescimento dos seus negócios. A SocialBase, empresa que fornece soluções de rede social corporativa, registrou um crescimento de 60% na utilização da plataforma nas últimas semanas.

“Na SocialBase o que a gente sentiu foi que o interesse das pessoas por comunicação interna aumentou bastante. Estamos vendo, cada vez mais, C-levels e pessoas de diretoria envolvidas nas negociações e nos processos de implantação. Um ponto que foi o principal indicador de aquecimento foi a aceleração das implantações. A maioria dos nossos clientes que estavam com lançamentos previstos para maio, junho ou julho anteciparam o processo de lançar o SocialBase para março e abril visando garantir que as pessoas se mantenham produtivas e, ao mesmo tempo, protegidas”, destaca o Diretor da SocialBase, Leonardo Camacho.

A rede social corporativa é uma ferramenta que ajuda manter toda a organização na mesma página  

Atualmente a SocialBase tem pouco mais de 80 mil pessoas conectadas em todo Brasil. A empresa atua em empresas de todos os portes, com o propósito fortalecer equipes para que superem os desafios.

Empresa de tecnologia de Santa Catarina é referência em comunicação interna
A Senior Sistemas, empresa referência em tecnologia para gestão no País, já utiliza a rede social corporativa desde 2017. Para Jussara Dutra, Diretora de Pessoas e Organização da Senior, a comunicação interna se tornou ainda mais importante no contexto que vivemos. Ela explica que a área é responsável por promover ações para o alinhamento dos valores e propósito da organização, além de compartilhar informações essenciais sobre a evolução da companhia e iniciativas que fortaleçam a cultura e clima organizacional positivo.

Ela complementa que ter uma plataforma como a Social Base, que integra a equipe pelo Brasil, faz uma diferença significativa para assegurar que as informações cheguem em tempo real para todos. Nesse momento em que todos estão fisicamente mais longe uns dos outros, é ainda mais importante o uso de soluções que facilitem esse processo de interação e engajamento.

“Acreditamos na importância de sermos transparentes na nossa comunicação e diante disso buscamos mobilidade, interação e colaboração. A rede social corporativa é uma ferramenta que ajuda manter toda a organização na mesma página. Já usávamos o Social ativamente dentro da Senior bem antes da pandemia, e agora, nesse momento atípico, ter acesso a essa solução simplifica muito a troca de informações entre empresa e colaborador e até mesmo entre os próprios colaboradores, que têm total liberdade para compartilhar insights e informações de valor para o negócio com os colegas. Ter uma estratégia de comunicação interna, e uma plataforma que viabilize as ações, é primordial nesse período em que engajamento e produtividade farão a diferença nas empresas”, destaca a executiva.

Na Senior, os cerca de 1700 colaboradores fazem uso da rede social corporativa de uma forma totalmente livre e colaborativa. Em abril de 2020, com mais de 90% da operação em home office, foram mais de 260 postagens na plataforma. O percentual de visualizações da rede também aumentou em 20% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Outra vantagem é a maneira como o próprio CEO da empresa se aproxima dos colaboradores através da plataforma. Com pequenos vídeos falando sobre resultados e estratégias para os próximos meses, além de textos postados por ele mesmo, a equipe consegue estar próxima do gestor da companhia. O maior engajamento da rede desde seu lançamento, inclusive, foi observado num conteúdo compartilhado por ele.

No Dia do Trabalhado, comemorado em 1 de maio, por exemplo, a rede social corporativa foi utilizada para divulgar a live realizada pelo executivo, com o intuito de manter o time ainda mais unido.

“Estamos longe uns dos outros, mas seguimos conectados, sintonizados e bem informados sobre tudo o que acontece na empresa, como sempre estivemos. E nesse momento, nossa equipe precisa ainda mais se sentir segura em relação às nossas ações e sobre a forma com que estamos lidando com o atual cenário”, enfatiza Jussara.

Busca pela sensação de pertencimento dos colaboradores
A Rede de Farmácias Indiana, que possui mais de 85 lojas pelo país e cerca de 3 mil colaboradores, adquiriu o SocialBase recentemente com a intenção de manter o time mais próximo, especialmente nesse cenário em que todos precisam estar fisicamente distantes.

“A comunicação interna funciona como ponto fundamental para alicerçar bases, estreitar laços, dissipar ruídos e, principalmente, dar aos colaboradores a sensação de pertencimento. A SocialBase facilita esse processo dentro da empresa e ajuda a horizontalizar e democratizar o acesso à informação para toda a equipe. Através da plataforma percebemos que há uma derrubada simbólica de fronteiras e barreira”, destaca o Analista de Comunicação Interna da Indiana, Alexandre Fonseca.

A Rede de Farmácias Indiana, nascida em Teófilo Otoni, Minas Gerais, é uma das maiores empresas do ramo farmacêutico do país. Sob o comando da família Mattar desde 1958, a empresa vem mantendo um crescimento contínuo e sustentável. Foi a 1ª farmácia da região mineira a oferecer os serviços de televendas, atendimento 24 horas e laboratório de manipulação, sendo este certificado pela ISO 9001.

“Acreditamos na comunicação interna como uma força poderosa capaz de tornar as equipes e as pessoas mais produtivas, consequentemente as empresas se tornam mais competitivas e lugares melhores para se trabalhar. Portanto, não defendemos muito a ideia de que a comunicação interna é mais importante agora. Nesse momento ela tem a mesma importância que sempre teve, entretanto agora as pessoas estão mais despertas para esse potencial e mais aptas a empreenderem esforços para realizá-lo. Acredito que o cenário atual ditará a relevância que a comunicação interna passará a ter para aqueles que não pensavam no assunto”, finaliza o Diretor da Social Base, Leonardo Camacho.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos