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Comunicação as-a-Service: Como serviços e automação dos sistemas ajudam as pessoas

As tecnologias de radiocomunicação evoluíram a uma velocidade impressionante nas últimas décadas, permitindo que esses serviços essenciais à segurança chegassem ao nível tão elevado de qualidade com o qual contamos atualmente.
Mas, é fato que toda evolução tecnológica traz complexidades sistêmicas que podem impedir que os usuários extraiam o melhor das ferramentas que dispõem no dia a dia. E, como estamos falando de comunicação de missão crítica, ou seja, de serviços capazes de defender pessoas e salvar vidas, é fundamental compreender como superar esses desafios para garantir a efetividade da segurança.
Antigamente, as autoridades e empresas utilizavam o mesmo equipamento de rádio por dez anos, às vezes até mais. Não havia necessidade de troca, pois a tecnologia permanecia a mesma e o mercado ainda não possuía essa dinâmica de novidades que conhecemos atualmente.
Agora o cenário é outro. Felizmente, há uma variedade quase imensurável de soluções disponíveis, e os usuários precisam que todos os recursos e funcionalidades mais modernos cheguem às suas operações. Além da variedade de opções para atender às demandas dos mais diversos segmentos, existe o ponto fundamental a ser levantado: a disponibilidade da comunicação, já que os rádios precisam funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupções e em tempo real.
Aplicações e sistemas obsoletos colocam em risco a plena funcionalidade dos equipamentos e, consequentemente, a segurança de todos que dependem da operação determinada. O termo atualização pode soar simples para muitos, mas na prática da operação de missão crítica o processo é muito mais intricado.
A fórmula para solucionar esse desafio não é secreta, e está totalmente centrada na excelência do gerenciamento desses sistemas. A integração de aplicações, processos e ferramentas, associados às regras, serviços na nuvem e boas práticas de cibersegurança, completa o ciclo de alinhamento operacional da comunicação. Isso significa que quando o fornecedor possui a expertise suficiente para gerenciar integralmente o sistema, os problemas do cliente acabaram.
É importante mencionar também a flexibilidade do modelo como serviço (as-a-service), que vem ganhando cada vez mais força no mercado. Esse tipo de oferta consiste na compra conforme a necessidade ou possibilidade do cliente. Dessa forma, é possível obter atualizações, upgrade e suporte sem a necessidade de investimentos extras ou excessivos. Ou seja, é possível obter um sistema moderno e completamente atualizado, com segurança completa, incluindo a cibernética, que envolve atualizações e patches em sistemas e soluções para rádio.
Esse salto para de Transformação Digital exige que os sistemas e aplicações estejam em constante atualização, para que a única preocupação do usuário seja apertar o botão do rádio para falar, e soltar para ouvir. A escolha de um bom fornecedor de tecnologias integradas, capaz de cuidar de todo o sistema de rádio, permite que as empresas e autoridades mantenham o foco no que realmente importa: a segurança de pessoas.
Por Luiz Olivieri, gerente sênior de Soluções e Serviços na Motorola Solutions

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