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Como criar uma cultura da qualidade em sua empresa digital?

Vá além dos testes de software. Implemente uma filosofia da qualidade que consiga abranger todo o ciclo de vida de um produto digital.

Aplicativos em manutenção ou fora de operação, sistemas que caem, erros de programação… Esses são alguns dos muitos problemas enfrentados pelas equipes de desenvolvimento e de manutenção de software, aplicativos ou ferramentas digitais. Encontrar falhas e ineficiências nesse tipo de produto é algo tão frequente que, inclusive, é tratado por muitos com naturalidade. O fato é que quando a empresa não prioriza a resolução de um problema, ele passa a ser aceitável. No entanto, em uma era onde a experiência do usuário é cada vez mais importante, é premissa ter a qualidade como fator fundamental.

Muitas vezes, ela é priorizada em apenas uma etapa do trabalho; geralmente logo após o desenvolvimento do produto. Porém, a qualidade é uma mentalidade que deve estar no DNA de toda a equipe e presente durante todo o processo de desenvolvimento – da concepção até a entrada do produto digital no mercado.

Mas o que exatamente é a cultura da qualidade?
Pense em uma cultura organizacional: ela inclui valores, normas e condutas que deverão ser seguidas tanto pela empresa como por seus colaboradores. O que nem sempre acontece. É possível que uma companhia afirme ser sustentável, mas na prática, não execute processos que evitem desperdícios e que reduzam impactos no meio ambiente. Portanto, esta empresa contradiz seu discurso. O mesmo pode acontecer com a cultura da qualidade: apesar de possuir um processo de Garantia da Qualidade normatizado, muitas empresas entregam um produto com qualidade questionável.

Durante muito tempo, nas companhias, a qualidade esteve ligada à padronização, especificações e normatizações. Hoje, com o crescimento da internet, as expectativas e exigências dos consumidores elevaram-se consideravelmente. O conceito de qualidade, portanto, passou a ter uma profundidade superior: não basta vender o produto, é preciso pensar na comodidade durante a jornada de compra, investir em personalização e garantir experiências positivas. Tudo isso exigiu que, dentro das empresas, os líderes e gestores alinhassem o discurso com as práticas diárias e incluíssem toda a equipe nesse alinhamento.

Portanto, a cultura da qualidade nada mais é que um conjunto de normas, valores e condutas que representam a qualidade como parte intrínseca das estratégias e práticas do processo de desenvolvimento. A mentalidade da empresa referente à Qualidade engloba a todos, desde o próprio programador, a equipe de Quality Assurance (QA), a equipe de vendas, suporte etc; ou seja, garantir a qualidade do produto e excelência na experiência do cliente não é tarefa de apenas um dia, mas de todos.

E como colocar tudo isso em prática?
Não é possível criar uma cultura da qualidade sem gestores e líderes eficientes e engajados nesse sentido. Os membros e profissionais de uma empresa só entendem o quão importantes são algumas condutas se elas forem constantemente praticadas por seus líderes.

Se esta premissa não está solidificada na sua empresa, é necessário um processo de mudança na mentalidade/filosofia. É preciso corrigir pontos como fluxo de trabalho, processo produtivo e as ferramentas utilizadas. Mas, como você pode imaginar, esse não será um processo rápido e revolucionário: trata-se de uma evolução diária.

Como primeiro passo essencial e indispensável, a equipe deve ser integrada com prioridade neste processo de mudanças, para que todos estejam engajados, e não apenas a liderança. E é importante observar os feedbacks recebidos antes de prosseguir.

Nesta etapa inicial, a empresa terá que investir em educação para seus colaboradores. Ou seja, ela deverá conquistá-los para que eles se entendam como responsáveis pela qualidade. Depois, a empresa poderá investir em ferramentas que estarão alinhadas com a cultura que a empresa quer implantar. Essa é a evolução natural do processo de investimento em qualidade de software, uma vez que se investe em ferramentas apenas após se investir em pessoas (que são a força motriz dessa transformação).

Sua empresa terá uma cultura da qualidade forte quando puder dizer que, em sua equipe, todos os membros pensam em prol de disponibilizar ao usuário a melhor versão de seu produto, independente de seus cargos.

As estratégias, ferramentas e testes que mensuram e potencializam a qualidade de um produto ou serviço não devem ser consideradas como um gasto e sim como investimentos que precisam estar presentes em todas as etapas do processo.

Vantagens de estabelecer a Cultura da Qualidade
Aumento de produtividade:
Se existe uma preocupação com a qualidade de maneira profunda e enraizada, toda a equipe trabalhará para atingir os melhores resultados com os recursos disponíveis, e assim evitar o retrabalho e a correção sistemática de erros e bugs;

Melhores experiências para o cliente: Clientes mais exigentes demandam uma melhora contínua na qualidade. Se a qualidade faz parte da cultura da empresa, a experiência e os resultados serão positivos;

Equipe alinhada e colaborativa: É natural e saudável que a equipe sugira inovações e alterações. Mas quando há uma Cultura da Qualidade, os objetivos estarão sempre mais alinhados, assim como a ideia de desenvolvimento de soluções;

Valor agregado: Existem inúmeros produtos similares aos da sua empresa. Ter um processo focado, que preza pela qualidade da entrega desde o começo do ciclo de desenvolvimento, realiza testes preventivamente e ratifica a eficiência do que está produzindo trará maior valor para o produto final.

Por Bruno Abreu, CEO e cofundador da Sofist

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