Tendências

Como as corporações estão se preparando para a retomada

Estudo conduzido pela Oracle e o MIT Technology Review Insights mostrou as empresas ainda impactadas na recuperação de curto prazo

Enquanto no mundo todo as campanhas de vacinação avançam, melhor em alguns lugares, pior em outros, as corporações começam a planejar a retomada dos negócios. Para entender como elas estão se reorganizando, a Oracle fez uma parceria com o MIT Technology Review Insights para conduzir uma pesquisa com 860 líderes de negócios que trabalham em recursos humanos, finanças, TI, cadeia de suprimentos e logística em todo o mundo. Chamado Collaborative Planning in a Uncertain World (Planejamento Colaborativo em um Mundo Incerto) o relatório revelou que a maioria das empresas está focada na recuperação de curto prazo, enquanto os planos de longo prazo ainda estão sendo formulados.

Ao adotar os aplicativos de negócios em Nuvem, as organizações voltadas para o futuro podem conectar processos de planejamento em toda a empresa e se preparar melhor para os desafios futuros, enquanto encontram novas maneiras de inovar e gerar receita

Segundo contou Emma Hitzke, diretora sênior de Marketing de Produto da Oracle, no blog da empresa, poucas organizações estavam em posição de fazer mudanças rápidas e dramáticas no modelo de negócios quando a pandemia atingiu o mundo no ano passado. Como resultado, 54% das organizações ainda estão lidando com as consequências de curto prazo da pandemia; quase um quarto está fazendo os ajustes de negócios necessários com um plano futuro em mente; e outro quarto está trabalhando ativamente em um novo plano. “As tecnologias de Nuvem e IA estão ajudando as organizações a se prepararem para as incertezas futuras”, disse Emma.

Segundo o estudo, embora muitas organizações já tivessem iniciado sua transição para a Nuvem, a pandemia global acelerou essa tendência. Mais da metade (55%) das organizações afirmam que a pandemia acelerou a adoção da Nuvem. Além disso, muitas empresas acreditam que a tecnologia em Nuvem serve como um catalisador para a adoção de tecnologias inovadoras, como IA e Machine Learning, que ajudam na modelagem de cenários. Quase dois terços (62%) descreveram o uso de modelagem de cenário para identificar, combater e responder às incertezas.

Os eventos do ano passado destacaram os benefícios de uma abordagem “conectada” ao planejamento, que alinha os dados financeiros, de RH e da cadeia de suprimentos para criar uma visão holística de uma organização. Na verdade, quase três quartos dos líderes corporativos (74%) esperam que o planejamento conectado melhore a colaboração e a tomada de decisões em sua organização.

“Se a pandemia nos ensinou alguma coisa, é que as empresas são capazes de implementar mudanças significativas e que ser capaz de fazer mudanças rapidamente pode ser uma vantagem competitiva significativa. Ao adotar os aplicativos de negócios em Nuvem, as organizações voltadas para o futuro podem conectar processos de planejamento em toda a empresa e se preparar melhor para os desafios futuros, enquanto encontram novas maneiras de inovar e gerar receita”, afirmou Emma.

Algumas organizações são mais receptivas à tecnologia do que outros. Uma minoria, 10%, está reduzindo o uso de tecnologias de Nuvem como resultado da pandemia. Elas são retardatárias da tecnologia de várias maneiras, como manter o RH e dados financeiros em silos separados para evitar sistemas corporativos conectados em favor de planilhas. Esses métodos tradicionais podem ser uma oportunidade também. Por exemplo, se elas não digitalizaram seus processos, elas podem não ter os insights necessários para uma retomada eficiente, mas é uma justificativa para investir neste momento crítico.

Serviço
www.oracle.com

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos