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Como a liderança pode preparar o time para uma recuperação rápida depois da crise?

Sim, essa crise vai passar, e ninguém será o mesmo depois dela. Mas o que as empresas estão precisando para passar por esse momento caótico, com home office, pressão, medo, insegurança, stress emocional?
Como a liderança pode preparar o time para uma recuperação rápida depois da crise?

Agora é a hora de compartilharmos e absorvemos o máximo de conhecimento possível para sairmos desse processo que estamos enfrentando, por conta da crise do COVID-19, muito mais forte e nos recuperarmos rapidamente dos impactos causados. É um momento de união, de juntar pessoas para que possam diante de uma situação como essa que ninguém esperava, e definitivamente, ninguém estava preparado, pensar não no que fazer agora, mas principalmente como iremos se recuperar quando tudo isso passar.
As empresas precisam de líderes e colaboradores, juntos. Neste cenário, nenhuma solução está pronta, mas vamos antes analisar alguns pontos importantes percebidos por muitas empresas e por muitas pessoas até o presente momento.
Abundância x escassez – Temos a visão de que o líder é um ser que não chora, não se cansa e não pode se estressar. A verdade é que o líder é feito de carne e osso e sim, ele também tem os seus momentos de vulnerabilidade. E um dos grandes desafios é exatamente esse: como equilibrar a coragem do líder, ao mesmo tempo, com o medo de como as coisas serão daqui para frente?
Simplicidade x complexidade – Como lidamos com o medo de perder aquilo que já conquistamos? Tornando as coisas mais simples. No entanto, nos deparamos com dilemas que são completamente novos e a tomada de decisão nunca foi tão desafiadora como agora.
Digitalização x humanização – Vivemos em uma era digital, mas nunca se falou tanto em humanizar as relações. E o que estamos vivendo agora é a prova disso. Temos comprovado que de fato a tecnologia não existe para afastar as pessoas, muito pelo contrário, ela existe para encurtar distâncias. As relações estão sendo colocadas a prova, e começamos a observar que as pessoas próximas não são necessariamente as que convivemos diariamente, ou seja, existe humanização nesse ambiente de digitalização.
Inovação x medo – Só se fala em inovar, se reinventar, que é preciso encontrar outras maneiras de se fazer negócios, de consumir, de comprar; e as organizações estão clamando para que os seus profissionais, de dentro de seus home offices, inovem. A questão é: na crise, o que as pessoas mais temem é de dar um “fora”, todo mundo fica com medo de arriscar. Então como destravar essa questão e criar um ambiente de confiança que permita a inovação?
“A vida, definitivamente, precisará ser revisada. Mas como manter o equilíbrio em um momento em que tudo faz com que a gente surte? O papel da liderança nesse processo se torna crucial. Dentro de um ambiente corporativo tem profissionais que na crise não sabem o que fazer, não sabem para quem perguntar e estão morrendo de medo. Quando se fala em revisar a vida, é principalmente alguns paradigmas que eram tidos como certos como “Sempre foi assim”, com a resistência que as pessoas têm para qualquer tipo de mudança; “olhar primeiro para o produto, e depois para o cliente”; “primeiro o cliente, depois o colaborador”; e por fim, mas não menos importante, “antes de todo mundo, o chefe”. E o que se fazer diante de tudo isso? É preciso ampliar o diálogo com a sua equipe”, explica Carol Manciola, CEO da Posiciona.
Amplie o diálogo com a sua equipe
O líder precisa conversar, perguntar, diminuir o seu nível de inferência. Tudo o que as pessoas menos querem nesse momento são os “quês” sem os “porquês”. Comece pelo o porquê e não tente você como líder, inventar um. Pergunte aos liderados o que eles gostariam que fosse feito neste momento, quais são as suas sugestões. Cada cabeça é um mundo, cada realidade é única. O líder precisa entender que neste momento os profissionais estão com informações demais e profundidade de menos.
Para Carol Manciola, uma boa técnica para a área de vendas é o SPIN Selling, metodologia criada na década de 80 por Neil Rackham. Ele direciona os vendedores sobre as perguntas que devem ser feitas ao longo do processo de vendas para aumentar as taxas de conversão. São elas: Perguntas de Solução; Perguntas de Problema; Perguntas de Implicação; Perguntas de Necessidade de Solução.
“Esta é uma excelente técnica para os líderes aplicarem com os seus liderados. No mundo existem as pessoas que enxergam, as que enxergam quando mostramos e as que não enxergam. Ampliar o diálogo é ampliar a sua consciência e do seu liderado. Muitas vezes o seu liderado está convivendo com algo que ainda não parou para pensar no impacto daquilo, então quando se amplia o diálogo, você quer que a pessoa entenda que aquilo que você tem a oferecer, é também um problema para ela. Aquilo que você tem para oferecer vai resolver o problema dela enquanto pessoa, enquanto profissional, da empresa, do cliente e do mundo”.
Muitas vezes o líder fica focado em apenas falar para as pessoas como elas devem agir, com base em suas crenças. Todo esse processo de diálogo passa por uma mudança de comportamento. Quando você conversa com alguém, investiga alguém, você quer ter informações para tomar melhores decisões, e isso é algo que só vai conseguir fazer quando, de fato, tiver informações suficientes para que consiga ter base para falar para o outro e não pelo outro.
“O líder tem que estar preparado para gerar segurança para manter a confiança. Tem que equilibrar vulnerabilidade com coragem. Enxergar que por de trás de cada profissional, existe uma pessoa. O equilíbrio em tomar decisões que são pouco impopulares, mas ao mesmo tempo fazer isso com base em tudo aquilo que escutou, dá legitimidade ao líder. E isso é algo que não pode faltar na liderança para esse momento. Precisamos de lideranças legítimas”, finaliza Carol Manciola.

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