Carreira Destaque

Commvault reestrutura comando das operações no Cone Sul

Bruno Lobo, gerente-geral das operações da companhia no Brasil desde 2017 assume também, a frente da Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, como gerente-geral

No início de 2019 a Commvault  anunciou a contratação de Sanjay Mirchandani como CEO em substituição a Bob Hammer, assumindo a liderança da Commvault com o objetivo de impulsionar o desempenho dos negócios e acelerar o crescimento da companhia. No mesmo mês, em fevereiro, também divulgou a chegada de Anthony Faustini, como vice-presidente de vendas para as Américas.

As mudanças de comando chegaram ao Brasil e toda a América do Sul. Após o sucesso conquistado nos resultados da operação no Brasil em dois anos, Bruno Lobo, que entrou na companhia em 2017 com a meta de consolidar e expandir os negócios no Brasil, assume também a responsabilidade pelas operações da Commvault na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, área chamada de Latam Sul, gestão antes exercida a partir do México. Ele obteve um crescimento acima dos 100% no faturamento local e, para os novos mercados, tem a expectativa de que representem 60% do faturamento da companhia, ainda em 2019.

“Foi uma combinação entre conhecimento em gestão de dados e o fato de que no Brasil há poucos players”, explica Lobo. Porém, a mola propulsora foi promover o alinhamento entre parceiros que apresentavam maior afinidade com o negócio da Commvault, empresa global de backup, recuperação e arquivamento de dados em ambientes híbridos, além de ter impulsionado a parceria entre a Cisco e a Hitachi.

A mola propulsora dos resultados do Brasil foi promover o alinhamento entre parceiros que apresentavam maior afinidade com o negócio da Commvault

A tecnologia de cloud computing e as exigências quanto à compliance tiveram grande contribuição para o resultado, abrindo muitas oportunidades no Brasil. O Cone Sul tem, basicamente, as mesmas necessidades e os desafios no novo cargo são parecidos. “A Argentina, Chile e Paraguai têm forte atuação e exportam agribusiness”, diz. Claro, cada qual com suas peculiaridades, como o Chile que também está se adequando à GDPR e o Uruguai que apresenta um mercado mais limitado.

De acordo com Lobo, ainda há muito a se explorar no mercado do Brasil pela Commvault, especialmente junto às pequenas e médias empresas, ou SMB. “Há muita oportunidade nos setores financeiro e de telecomunicações, sendo que os services providers são a base, assim como todos os segmentos que são altamente dependentes da gestão de dados”. Em governo, ele avalia que é possível crescer a base atual em cerca de cinco vezes, mas não citou o número de hoje. “O foco da companhia vai do alfinete ao foguete”, brinca.

Para conquistar o SMB, a companhia lança mão da Turim, uma simplificação da atual Data Plataform, que possibilita gerar, mover e gerir informações de forma rápida e segura. “Hoje é possível proteger, gerenciar e replicar virtualmente dados a partir de qualquer local”, destaca Lobo, para quem, portabilidade é a palavra-chave do momento. “Essa plataforma vai se conectar com o cliente que busca a transformação digital”, conclui.

Com foco total em software, a Commvault, que está no Brasil há 12 anos e vende no modelo indireto, mantém como distribuidores a Arrow, Westcon e a Acorp, que gerenciam mais de 150 revendas no território nacional. Tem acordo, também, de Original Equipment Manufacturer, OEM, com a HPE, Hitachi, Cisco e NetApp, entre outras. Possui presença em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal e, globalmente, em todos os continentes.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos