As tecnologias imersivas são a nova tendência do comércio virtual e devem crescer nos próximos anos. Isso é o que mostrou a recente pesquisa da Accenture Interactive chamada Try It. Trust It. Buy It. Foram entrevistados 3.087 consumidores da América do Norte, Europa e da região Ásia-Pacífico, que utilizaram algum tipo de tecnologia imersiva para avaliar e/ou adquirir um produto e/ou serviço online ao longo dos últimos seis meses.
Segundo o estudo, 47% dos entrevistados afirmaram que essas tecnologias aumentam o sentimento de conexão com os produtos. A Realidade Aumentada, Realidade Virtual, conteúdos 3D e vídeos 360º, por exemplo, apresentam potencial de alavancar a confiança do consumidor na jornada e, assim, aumentar as vendas online.
“O momento de repensar o comércio digital é agora, com o consumidor pronto para uma evolução da experiência de compra online, especialmente no pós-Covid”, afirma Rori Duboff, diretora de Estratégia e Inovação da Accenture Interactive. “As marcas precisam entender que essa aceleração inédita da área de tecnologia imersiva pode ajudar a impulsionar essa nova era das compras online”, diz.
Por outro lado, consumidores já se mostram prontos para as inovações da sua experiência de compra online. Quase metade (47%) dos entrevistados pagaria mais por um produto se tivesse a oportunidade de customizá-lo ou personalizá-lo usando tecnologias imersivas. O levantamento também constatou que as pessoas estão dispostas a comprar online produtos mais caros, como carros e itens de luxo.
Entre os entrevistados, 61% afirmaram que as chances de adquirirem um produto de uma marca que usa tecnologias imersivas é bem maior; 48% lembrariam melhor das marcas que promovem regularmente o engajamento com tecnologias imersivas; e 47% disseram que engajariam com produtos usando tecnologias imersivas, principalmente se tivessem acesso a recomendações personalizadas.
“Trata-se de algo inédito no comércio digital, já que as experiências imersivas oferecem acessibilidade e tangibilidade”, afirma Duboff. “Quando alguns cliques permitem que o consumidor veja uma bolsa de luxo em 3D, aprecie a vista em 360 graus de um hotel no alto das montanhas ou teste o efeito da cor do batom no seu tom de pele, ele está cada vez mais perto de experimentar aquele produto no mundo real”, conclui.
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