Tendências

Comércio eletrônico mergulha na Tecnologia Imersiva

Pesquisa da Accenture Interactive mostra como essas tecnologias aumentam as vendas online

As tecnologias imersivas são a nova tendência do comércio virtual e devem crescer nos próximos anos. Isso é o que mostrou a recente pesquisa da Accenture Interactive chamada Try It. Trust It. Buy It. Foram entrevistados 3.087 consumidores da América do Norte, Europa e da região Ásia-Pacífico, que utilizaram algum tipo de tecnologia imersiva para avaliar e/ou adquirir um produto e/ou serviço online ao longo dos últimos seis meses.

Segundo o estudo, 47% dos entrevistados afirmaram que essas tecnologias aumentam o sentimento de conexão com os produtos. A Realidade Aumentada, Realidade Virtual, conteúdos 3D e vídeos 360º, por exemplo, apresentam potencial de alavancar a confiança do consumidor na jornada e, assim, aumentar as vendas online.

As marcas precisam entender que essa aceleração inédita da área de tecnologia imersiva pode ajudar a impulsionar essa nova era das compras online  

Entre as conclusões, a Accenture Interactive recomenda que, conforme as empresas aumentem o foco nessas tecnologias, devem passar também a investir cada vez mais em experiências únicas para impulsionar a escala e a eficiência dessa jornada com as marcas. Uma realidade não tão distante, já que as principais marcas de consumo do mundo (64%) estão começando a investir nessas tecnologias. Ainda de acordo com o estudo, essas experiências imersivas são capazes de aumentar a confiança do consumidor durante as compras online em 9% na América Norte e em 4% em outras regiões do mundo.

“O momento de repensar o comércio digital é agora, com o consumidor pronto para uma evolução da experiência de compra online, especialmente no pós-Covid”, afirma Rori Duboff, diretora de Estratégia e Inovação da Accenture Interactive. “As marcas precisam entender que essa aceleração inédita da área de tecnologia imersiva pode ajudar a impulsionar essa nova era das compras online”, diz.

Por outro lado, consumidores já se mostram prontos para as inovações da sua experiência de compra online. Quase metade (47%) dos entrevistados pagaria mais por um produto se tivesse a oportunidade de customizá-lo ou personalizá-lo usando tecnologias imersivas. O levantamento também constatou que as pessoas estão dispostas a comprar online produtos mais caros, como carros e itens de luxo.

Entre os entrevistados, 61% afirmaram que as chances de adquirirem um produto de uma marca que usa tecnologias imersivas é bem maior; 48% lembrariam melhor das marcas que promovem regularmente o engajamento com tecnologias imersivas; e 47% disseram que engajariam com produtos usando tecnologias imersivas, principalmente se tivessem acesso a recomendações personalizadas.

“Trata-se de algo inédito no comércio digital, já que as experiências imersivas oferecem acessibilidade e tangibilidade”, afirma Duboff. “Quando alguns cliques permitem que o consumidor veja uma bolsa de luxo em 3D, aprecie a vista em 360 graus de um hotel no alto das montanhas ou teste o efeito da cor do batom no seu tom de pele, ele está cada vez mais perto de experimentar aquele produto no mundo real”, conclui.

Serviço
www.accenture.com

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos