Mercado

COM4 Data Center investe em Nutanix para gerenciar negócios

Um dos maiores centros de dados do interior de São Paulo automatizou suas operações para focar no desenvolvimento de serviços para operações críticas e que demandam alta disponibilidade

A Nutanix, companhia que atua em computação em nuvem corporativa, anuncia que a COM4 Data Center, sediada no interior de São Paulo, adotou suas soluções HCI para otimizar o provisionamento e acelerar a automação necessária ao ambiente virtual, especialmente quando muitos dos clientes da empresa simplesmente não conseguem parar, como é o caso dos três hospitais que confiam a estrutura de TI aos cuidados da empresa e mantêm a continuidade dos negócios após o surto de Covid-19.

A COM4 Data Center tem sua sede localizada na cidade paulista de Franca, com 1.250 metros quadrados de área construída, seguindo normas e padrões para atender ao mercado e proporcionar flexibilidade, escalabilidade e segurança dos dados aos seus clientes. Dentre os serviços oferecidos estão Cloud Computing, Colocation, Hosting, migração de aplicações, consultoria em projetos especiais, planejamento e implementação de projetos.

Com essa automação, os gestores da COM4 puderam realocar o pessoal para desenvolvimento de novos produtos. Os mesmos colaboradores agora exercem atividades mais estratégicas com tempo extra para criar e inovar nos serviços oferecidos

Em 2019, a COM4 incluiu a Nutanix à sua lista de fornecedores de soluções na sua constante busca por aperfeiçoamento e inovação, filosofia mantida desde o início pelo seu fundador e CEO, Paulo Henrique Ferreira, que apostou na hiperconvergência para um salto tecnológico, mesmo com outras soluções tradicionais funcionando no data center.

“O que nos levou à Nutanix foi a confiança que a equipe Nutanix sempre nos transmitiu. Eles nos deram informações, apresentaram cases de outros clientes etc. Como somos fornecedores para diversos nichos de negócios, precisamos de margem e confiabilidade na nossa plataforma”, declarou Paulo. “Não precisávamos de soluções naquela altura, há pouco menos de um ano, mas notei que a Nutanix se destacava no mercado e comprei a ideia porque minha área de atuação sempre exige inovação”.

Hoje, Paulo Henrique conta como a aposta deu certo na prática. Antes o desenvolvimento das estruturas demorava cerca de seis meses, agora são 24 horas e com a economia de dezenas de linhas de programação. Ele até brinca, “agora meus engenheiros ficaram mal acostumados e só querem Nutanix”. Os novos equipamentos também aceleraram os ciclos de backup que antes duravam cerca de 17 horas e agora são realizados em apenas duas horas.

A COM4 adquiriu um cluster inicial com cinco nós da Nutanix que, com o uso da solução Acropolis Hypervisor – AHV, permitiu grandes ganhos em simplicidade na operação, melhor gerenciamento de plataforma, hiperconvergência, facilidade na criação e provisionamento de máquinas e a automatização de atividades antes executadas manualmente. Soma-se a isso outro ganho: por ser integrada e não possuir custos de licenciamento, a AHV permitiu um rápido retorno sobre o investimento. Com essa automação, os gestores da COM4 puderam realocar o pessoal para desenvolvimento de novos produtos. Os mesmos colaboradores agora exercem atividades mais estratégicas com tempo extra para criar e inovar nos serviços oferecidos.

Todos esses aspectos são cruciais para um data center, já que parar não é uma opção, sobretudo quando várias outras empresas dependem dele – em especial as que demandam alta disponibilidade como hospitais que atendem na região. A COM4 acredita com especial ênfase nestes fatores, e os enumera na Visão da empresa: “Gerenciar soluções corporativas, suprindo as necessidades do cliente e fazendo do seu sucesso nossa história”.

“É uma grande satisfação ter construído uma parceria de sucesso com uma empresa tão especial como a COM4 Data Center. Sermos escolhidos para apoiar a infraestrutura de TI de organizações que desempenham um papel tão essencial em nossa sociedade, só nos encoraja a continuar nossa busca para desenvolver soluções cada vez mais confiáveis”, destacou Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix Brasil. “O pioneirismo e constante busca por inovação sempre ditaram os rumos do Paulo, que venceu muitas dificuldades para estabelecer a empresa como uma referência no setor”.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos