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Com SoftExpert, Banco Semear gerencia riscos e reduz o uso do papel 

A instituição buscava uma ferramenta para ganhar eficiência e, com a automação dos processos obteve, entre outros resultados, uma redução de 75% no volume de impressão da empresa

O Banco Semear, premiado como o mais inovador do Brasil no setor financeiro privado, potencializa a gestão de riscos e melhora a eficiência do gerenciamento de seus documentos com a SoftExpert, fornecedora global de softwares e serviços para automação e aprimoramento de processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Com sede em Belo Horizonte, a instituição financeira possui capilaridade que abrange praticamente todo o território nacional, sendo expressiva a presença no interior de Minas Gerais e Goiás. Em 2019, alcançou a marca de dois milhões de clientes atendidos e foi premiado como o banco mais inovador do País no setor financeiro privado, de acordo com levantamento nacional baseado em critérios da Fundação Dom Cabral.

No processo da gestão de demandas do jurídico, por exemplo, houve uma redução de 60% no volume de e-mails e de 30% no tempo de atendimento

Segundo o gerente do escritório de processos do Banco Semear, Márcio Luiz Cabral Gonçalves, a instituição, que tem cerca de 170 colaboradores e mais de mil correspondentes bancários, buscava uma ferramenta para gerenciamento de riscos e encontrou na solução da SoftExpert outros benefícios que trouxeram mais agilidade, segurança e economia para a instituição.

“Optamos pelo SoftExpert GRC, um sistema para excelência na gestão da governança, riscos e conformidade, pois o software permite a integração das práticas de conformidade e gestão de riscos com a gestão de processos, facilitando a tomada de decisões. Não imaginávamos que a solução pudesse impactar tanto no dia a dia da organização. Com a automação dos processos no setor de contas a pagar, reduzimos o volume de impressão da empresa em 75%, revela.

Gonçalves lembra como era o processo e comenta que iniciar a implementação pelo setor de contas a pagar foi fundamental, afinal é um serviço utilizado por todos na Companhia. “Tínhamos um formulário padrão e era necessário imprimir o documento, preencher, grampear com a nota, coletar assinatura e entregar no setor. Agora, com a automação do processo, ganhamos tempo, economia e segurança”, avalia.

De acordo com Gonçalves, no processo da gestão de demandas do jurídico, por exemplo, houve uma redução de 60% no volume de e-mails e de 30% no tempo de atendimento. Outro diferencial, apontado pelo gerente, é a facilidade da solução. “A possibilidade de implantar processos sem a necessidade de codificação e dependência da área de tecnologia é fundamental para dar agilidade às atividades.

Todas as áreas da companhia são impactadas pela solução. Atuando de maneira integrada, as ferramentas padronizam tarefas e melhoram a gestão da organização, por meio dos componentes Analytics, Auditoria, Controle de Atividades, Desempenho, Documento, Formulário, Plano de ação, Problema, Processo, Projeto, Risco e Workflow.

O próximo desafio da companhia agora é integrar o SoftExpert Suite à plataforma de RPA – Robotic Process Automation, utilizada pelo banco.

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