• Solução atua em todas as faixas de cobrança, obtendo maior conversão e resultados com menor custo.
• Com a atuação de 42 assistentes virtuais, um cliente do setor de telecomunicações conseguiu resultados entre negociações e pagamentos de 41% da base de clientes inadimplentes.
Adaptar-se ao cenário econômico atual não tem sido uma tarefa fácil para as empresas, que contam com milhares de consumidores com pagamentos em atraso. Diante deste contexto, visando auxiliar seus clientes a ampliar o número de recuperação de recebíveis, a Atento, maior provedora de serviços de gestão de clientes e terceirização de processos e negócios (CRM/BPO) na América Latina e uma das líderes mundiais em seu setor, desenvolveu a solução Cobrança Digital, que atua em todas as faixas de atraso.
Por meio de canais 100% digitais, como bots e assistentes virtuais, além de um portal para a renegociação de dívidas e ferramentas avançadas de Big Data Analytics, a solução garante uma maior conversão e resultados com menor custo. A atuação dos agentes virtuais (AVIs) permite o acionamento telefônico ou via aplicativos de mensagens, sem participação de um operador humano, possibilitando a obtenção de uma promessa de pagamento de forma rápida e padronizada. Já o Portal Web, um canal totalmente customizado, permite que o consumidor escolha a melhor opção de quitação da dívida, também sem necessidade de atendimento humano.
Além do aumento da taxa de conversão, a solução de cobrança digital permite um maior controle de desempenho, uma vez que o robô fica 100% do período logado ao sistema. Além disso, o tempo médio da chamada é 50% menor do que o contato feito por uma operação humana, possibilitando mais ligações em um curto período de tempo. Tudo isso aliado à assertividade de clientes acionados e a programação de um novo contato acordado em negociação, traz uma redução de custos de cerca de 50% à companhia.
“Para se adaptarem ao atual cenário econômico, com milhares de clientes com pagamentos em atraso, as empresas precisam se reinventar e buscar soluções diferenciadas, que controlem a inadimplência e proporcionem resultados efetivos, além de redução de custos. Sem dúvida, os sistemas virtuais de cobrança podem contribuir e muito para o alcance deste objetivo”, afirma Regis Noronha, VP de Estratégia e Marketing da Atento.
A Atento realizou um projeto piloto em uma empresa do setor de telecom, implantando Atendentes Virtuais, a fim de manter o controle da inadimplência junto a seus clientes, de maneira 100% digital. Em cinco meses, foi possível conquistar 100% de resolução em comparação ao atendimento humano; 84% de aprovação dos clientes finais; com um custo 50% menor.
Segundo Marcelo Velloso, VP de Negócios da Atento, “cobrança é também uma forma de manter relacionamento com o cliente. E precisamos da melhor performance possível, ao menor custo. Sem dúvida, os sistemas virtuais de cobrança podem contribuir e muito para melhorar relacionamento e performance e otimizar custos”.
Com o sucesso do projeto, companhia já está implantando a solução em outras operações de clientes do setor de telecom, financeiro e de varejo.
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