Artigos

Cloud é solução para governança fiscal em tempos de pandemia

Adesão em massa ao teletrabalho reforça a tendência de desmaterialização das operações fiscais e tributárias com segurança, conformidade e acessibilidade.

Com o avanço da recessão instaurada pela pandemia, a demanda pela adoção do modelo cloud se mantém como uma das únicas frentes de TI a projetar um cenário de prosperidade, de acordo com estimativa do IDC (International Data Corporation), que aponta crescimento de 30% para o setor, na contramão da crise.

Isso porque, hoje, quando falamos em nuvem, temos em mente a conveniência de acessar diversos conteúdos em poucos cliques, da nossa playlist favorita de música até os dados sigilosos da conta bancária, de qualquer lugar do mundo.

Trazendo esse pensamento para o meio corporativo, a tendência da reorganização das equipes trabalhando à distância, assegurada pela correta desmaterialização da operação para a nuvem, convertem a necessidade de gerir ativos de infraestrutura e equipe em gestão de serviço, o que libera o caixa e o foco dos gestores para o próprio core business nesse momento de readaptação do mercado, condicionado pelo isolamento.

Basta imaginar as empresas que precisavam comprar hardware, banco de dados e contratar profissionais específicos para manter sua operação on premise (em instalação própria) funcionando. Como o cloud abarca tudo isso, não é preciso adquirir, nem gerenciar a estrutura, pois esta também pode ser escalada sob demanda, na proporção do aumento (ou redução) do volume de transações, ou da necessidade de processamento.

Falando sobre soluções fiscais e tributárias na nuvem, segmento que a Synchro é pioneira no Brasil, há ainda o requisito de disponibilidade 24/7/365 (24 horas, 7 dias por semana, 365 dias por ano), para cumprimento das janelas de entrega e das demandas, via de regra com elevado grau de urgência, de auditorias e fiscalizações.

No nosso País, chegamos a contabilizar até 40 alterações diárias nas obrigações das esferas municipal, estadual e federal, cenário que demanda um esforço contínuo para garantir a conformidade legal pelas empresas, pressionadas por um Fisco cada vez mais digital. Como se pode responder a um Fisco digital sem também sê-lo?

A verdade é que, uma vez que os dados estão sempre acessíveis, a nuvem simplifica tanto seu armazenamento, quanto sua gestão pelo departamento tributário. É muito mais fácil extrair relatórios online de qualquer lugar que se esteja do que fazer isso apenas no escritório

Trabalhando com contratos desenhados sob medida para cada necessidade ou demanda, pode-se ter na nuvem os serviços de entrega e gestão das obrigações federais, estaduais e municipais além do serviço de mensagens de notas fiscais eletrônicas e uma plataforma específica para fazer automação de entregas e gestão da conformidade, tudo isso reduzindo até 40% do budget anteriormente alocado para a operação local dos clientes. Essas atividades já correspondem a cerca de 30% dos atendimentos da Synchro e a projeção de crescimento para os três anos tem por média anual cerca do mesmo percentual.

Por isso, embora hoje ainda exista uma resistência cultural nas empresas, acreditamos que um dos legados da crise será a experimentação da nuvem em todas as verticais de negócios. Uma resposta interessante que estamos tendo no mercado é a procura de PMEs (pequenas e médias empresas), pelo nosso modelo de solução cloud que possibilita a otimização dos recursos e o foco no core business.

Vivenciamos um momento de quebra de paradigma no mundo em que a tecnologia da informação nos possibilita a reinventar a forma e o local de trabalho. As parcerias com soluções de alta performance na nuvem são um caminho sem volta.

Por Washington Campos, Gerente de Negócios da Synchro

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos