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Cinco tendências do mercado audiovisual para 2021 

As apostas para este ano continuam na Inteligência artificial, captação remota e vídeos como meio de comunicação corporativa
Cinco tendências do mercado audiovisual para 2021 

Em uma época de grande Transformação Digital, o setor audiovisual se tornou um das principais ferramentas para a comunicação eficaz de pessoas e organizações, já que está diretamente ligado ao modo em como a sociedade cria e consome conteúdo. Em 2020, durante o isolamento social em decorrência da pandemia, os vídeos se tornaram tanto escapatória de entretenimento, quanto uma forma de interlocução e conexão entre empresas e seus colaboradores e método de educação.

Mais do que um projeto tradicional bem produzido, a produção de conteúdo personalizada, falando diretamente com o consumidor, foi a chave para se destacar da concorrência  

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, 98% dos usuários de internet consomem algum tipo de conteúdo via streaming de áudio ou vídeo e 73% afirmam que o consumo de streaming de vídeo (pago ou gratuito) aumentou após o início da atual crise. Por isso, uma série de tendências surgiram neste período, que tendem a se fortalecerem ainda mais em 2021. A produtora de conteúdo e tecnologia, Prime Arte, cita cinco delas:

Inteligência Artificial
A implementação da Inteligência Artificial (IA) na vida cotidiana dos consumidores tornou-se natural e não seria diferente se todos os setores implementassem esse recurso na maneira em que interagem com seus clientes, parceiros e colaboradores. Deep Learning, Machine Learning, Neural TTS e Deep Fake são algumas das ferramentas de Inteligência Artificial mais utilizadas pelas produtoras audiovisuais atualmente. Com elas, é possível armazenar números absurdos de dados, construir roteiros personalizados para cada tipo de demanda, produzir vídeos utilizando serviços cognitivos de vozes neurais, capazes de criar vozes realistas em diversas entonações e em várias línguas a partir de qualquer texto. Quanto mais tecnologias vão surgindo, mais as empresas precisam se moldar a elas. O vídeo 360º, por exemplo, que usa uma câmara omnidireccional ou várias câmaras para filmar em todas as direções, imerge o usuário de forma que ele pode controlar o que está vendo, passando a sensação de interação com o vídeo, deixando o conteúdo muito mais interessante.

 Direção remota
Desde março de 2020, as produtoras audiovisuais tiveram que encontrar novas formas de continuar a fornecer seus produtos, já que a quarentena imposta pela pandemia no novo coronavírus paralisou todas as filmagens e qualquer tipo de produção. Uma das melhores soluções encontradas para aquelas que precisavam se locomover para outras cidades e estados foi a captação de vídeos com equipes remotas. Ao contratar plataformas e equipes locais, além de alinhar todas as expectativas entre cliente e produção, é preciso estudar uma série de fatores, como clima e horário, a fim de evitar qualquer contratempo. A direção remota se tornou uma realidade que deve continuar crescendo, já que empresas e produtoras descobriram, dependendo da complexidade de um projeto, a praticidade, não só artística como em questões de custos, da contratação de equipes terceirizadas.

 Vídeos para marketing
Eles já existiam, mas tiveram que se reinventar num ano em que todo mundo produzia vídeos a cada minuto. Mais do que um projeto tradicional bem produzido, a produção de conteúdo personalizada, falando diretamente com o consumidor, foi a chave para se destacar da concorrência. Lives e webinars criativos, exibição e apresentação dos produtos em vídeo foram alguns dos métodos encontrados por muitos negócios, além de mesclar audiovisual e tecnologia nas na criação de peças de marketing, customizando-as com os dados de cada cliente a fim de criar uma experiência única. Uma das técnicas mais interessantes é o Motion Graphics, mais dinâmico e didático que outras formas de vídeo, ele trabalha com recursos de animação e design para construir uma narrativa mais eficiente e atrativa.

 Audiovisual como forma de comunicação
A tendência de empresas ou instituições de ensino utilizarem produções audiovisuais como meio informativo e educacional já vem de anos, mas nunca foi tão forte quanto nos últimos meses. Para além de instrumento institucional para comunicação interna em corporações ou vídeo-aulas para EAD, o formato é uma das maneiras mais assertivas para engajar clientes, colaboradores ou alunos produzindo conteúdos que vão além do padrão tradicional. Isso pode ser visto em temas voltados sobre saúde e bem-estar durante o período de isolamento social, dicas para render no trabalho e nos estudos em casa, mensagens de empatia e apoio à todos que estão passando por esse período delicado, entre outros. Triplicaram de tamanho e vão continuar em alta também os vídeos tutoriais, que ensinam o público todo o tipo atividade, seja cozinhar, costurar, consertar algum objeto ou se exercitar.

Acessibilidade audiovisual
Prática cada vez mais essencial, plataformas audiovisuais com audiodescrição, legendas e Libras ganham destaque por, além de seguirem a fundo as normas de acessibilidade no audiovisual, trabalham pautas de inclusão e igualdade, ajudando pessoas com deficiência no convívio social e a facilitar o seu atendimento. Segundo o IBGE, cerca de 28 milhões de brasileiros possuem graus de surdez e 6,5 milhões possuem deficiência visual. Os temas sociais estão em evidência e os usuários estão de olho em quem expressa preocupação e busca engajamento sobre a questão. Portanto, organizações que se dedicam à causa e praticam a comunicação acessível em projetos audiovisuais se tornam exemplo de comprometimento e respeito, e encontram nessa parcela da população novos consumidores.

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