Destaque Tendências

Cinco principais razões para investir em comunicações unificadas e colaboração em 2020

A cara da comunicação e colaboração no local de trabalho está mudando – e muito rapidamente

Existem um milhão de soluções tecnológicas diferentes disponíveis para tornar a comunicação mais fácil e eficiente. Porém, quando várias ferramentas são implementadas à jornada de trabalho, a eficiência e a produtividade, inevitavelmente, começam a diminuir.

Como resolver esse problema? De acordo com Mila D’Antonio, analista principal da Ovum, que organizou um levantamento sobre o uso de ferramentas de comunicação unificada e colaboração (UCC) no ambiente corporativo, em parceria com o GoTo by LogMeIn, a solução é simples. “Uma abordagem mais coesa e colaborativa à UCC trabalhará para democratizar os dados, criar agilidade nos negócios e, finalmente, criar eficiências operacionais”, conta. Essencialmente, melhor comunicação e colaboração têm a ver com simplicidade.

“Uma abordagem mais coesa e colaborativa à UCC trabalhará para democratizar os dados, criar agilidade nos negócios e, finalmente, criar eficiências operacionais”  

Confira algumas maneiras pelas quais as ferramentas UCC podem levar a um maior sucesso nos negócios em 2020:

1-Atendem às necessidades de uma força de trabalho em transformação
A geração Z está prestes a mudar drasticamente a força de trabalho moderna, e as empresas precisam estar preparadas para fazer alguns ajustes. De fato, 93% dos líderes de TI concordam que os nativos digitais têm necessidades e expectativas diferentes dos funcionários atuais no local de trabalho. Eles viveram no espaço digital a vida inteira, por isso esperam tecnologia e mais flexibilidade em seus estilos de trabalho.

Para ajudar a facilitar a transição para uma nova geração, 54% dos líderes de TI de C-Level estão aumentando a disponibilidade de softwares de colaboração para os funcionários para acomodar a crescente força de trabalho nativa digital.

E os que achavam que ainda tinham tempo de sobra até a geração Z começar a encher seus cubículos, devem passar a levar em conta que espera-se que os nativos digitais já abranjam 36% da força de trabalho até o final de 2020.

2-Melhoram a eficiência
Estamos sempre procurando novas maneiras de aumentar a produtividade no local de trabalho e, geralmente, a melhor solução é reduzir a quantidade de softwares. Atualmente, 39% dos líderes de TI têm mais de quatro ferramentas para atender às suas necessidades de comunicação e colaboração. 8% relataram ter sete ou mais ferramentas.

Com tantos pontos de contato diferentes dentro de equipes e organizações, as empresas inevitavelmente terão problemas de eficiência e comunicação. De fato, menos de 1 em cada 3 funcionários sentem que seus líderes se comunicam com eficiência. Provavelmente, isso acontece porque estão usando pelo menos quatro ferramentas de comunicação diferentes.

À medida que as empresas avançam em direção a soluções únicas de UCC, dois dos maiores benefícios esperados são a melhoria da produtividade da equipe (49%) e gerenciamento e administração mais fáceis (42%).

3-Reduzem custos
O que é mais econômico, quatro ferramentas diferentes de comunicação e colaboração ou uma única ferramenta UCC usada por todos em sua organização? Ao encontrar a solução UCC certa para seus negócios, é possível reduzir consideravelmente os gastos.

Se um dos objetivos da empresa para 2020 é cortar gastos, a consolidação de suas ferramentas de comunicação é um ótimo ponto de partida. Em 2019, aqueles que usaram um único fornecedor gastaram de 25% a 41% menos em custos operacionais contínuos do que aqueles com vários fornecedores. E 60% das organizações que usam uma solução UCC esperam um ROI positivo após um ano.

4-Acomodam funcionários remotos e freelancers
Atualmente, 70% dos profissionais em tempo integral trabalham remotamente pelo menos um dia por semana e 53% trabalham remotamente por pelo menos metade da semana. E, ainda, é importante lembrar que os nativos digitais estão prestes a constituir 36% da força de trabalho. Eles esperam mais flexibilidade no trabalho e feedback em tempo real, o que exigirá que as empresas empreguem novas e robustas ferramentas de comunicação e colaboração para acomodá-los.

Para as empresas preocupadas com o que um aumento de funcionários remotos significa para a produtividade, estes dados podem tranquiliza-las: 75% dos trabalhadores disseram que experimentam maior produtividade em casa. Eles contam que encontram menos distrações (74%), menos estresse nos deslocamentos (71%) e menos políticas nos escritórios (65%).

Alguns dos recursos mais valiosos funcionam fora do escritório. Portanto, é essencial fornecer as ferramentas necessárias para que eles continuem sendo membros envolvidos e integrantes da sua equipe.

5-Melhoram a experiência do cliente
Um estudo da Walker descobriu que, até o final de 2020, a experiência do cliente será mais importante do que preço e produto como o principal diferencial da marca. E embora o treinamento em atendimento ao cliente possa ser a solução óbvia para uma melhor experiência do cliente, às vezes é preciso se atentar às políticas internas.

Se as operações internas estiverem funcionando como uma máquina bem lubrificada, a experiência do cliente refletirá isso. Para isso é preciso melhorar a comunicação interna e entre equipes e departamentos.

A implementação de ferramentas de comunicação e colaboração unificadas é um passo essencial para um local de trabalho com mais tecnologia. À medida que a geração Z traz nova vida e expectativas às organizações, é necessário que elas se tornem mais flexíveis e abertas. Investir nas ferramentas certas será crucial para o sucesso dos negócios em 2020.

Para mais informações sobre o portfólio de ferramentas de UCC, GoTo by LogMeIn visite o site oficial e confira a pesquisa completa da Ovum em parceria com o GoTo em: https://lp.logmeininc.com/GoTo_OvumResearchReport_LP.html?source=blog

Serviço
https://www.logmein.com/pt

 

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos