Artigos

Cinco motivos para começar sua gestão de dados

O ambiente em comércio exterior é feito de trocas densas de informações, gerando um grande volume de dados, potencializados a partir da internet. Atualmente, o desafio está em organizar as informações utilizando a gestão de dados para tomar uma decisão assertiva em um ambiente competitivo.

Trata-se de administrar os dados do começo ao encerramento de um negócio, seja no âmbito estratégico ou operacional. Esse processo é possível a partir de um Data Driven, recurso no qual a empresa tem o domínio das informações que dizem respeito a ela e ao mercado do qual ela faz parte.

Além da organização, existem algumas razões para fazer a gestão de dados em seu negócio. Assim separamos as cinco mais importantes a seguir. Confira:

Transformação tecnológica dos negócios
Com a chegada da tecnologia nos negócios, é preciso pensar e agir de forma digital. Algumas ferramentas pensadas neste contexto utilizam o Big Data, a Computação em Nuvem, e até mesmo a Inteligência Artificial para coletar, processar e apresentar os dados, facilitando o seu uso.

Crescimento do volume de dados
São inúmeras as operações nos processos de importação e exportação, e no contexto da globalização, as informações não param de surgir. É preciso estar preparado para o crescimento das informações, com acesso ao maior número de fontes disponíveis para o seu negócio.

Segurança no acesso das informações
Além de estar preocupado com o volume de dados, é preciso levar em conta a segurança dos dados obtidos. É importante estabelecer critérios para a validação de origem, atualização e procedência das informações para a checagem de confiabilidade para a empresa.

Otimização dos processos
Os dados, a nível organizacional, possibilitam melhorar processos operacionais, diminuindo o tempo de execução, otimizando erros, aprimorando atividades e elevando resultados.

Transparência nas operações
A automação dos processos de análise elimina a dependência de terceiros participantes. Entretanto é preciso estar ligado quanto às questões fiscais e tributárias, a fim de evitar erros e problemas ao longo das transações.

Por Helmuth Hofstatter, fundador da LogComex

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos