Tecnologia

Cidade Digital: Catanduva-SP é conectada com 107 km de fibra óptica

Projeto de R$ 1,15 milhão interliga mais de 100 sites de órgãos públicos com internet de alta velocidade, dando mais agilidade, segurança e qualidade nos serviços oferecidos à população

Catanduva agora é uma ‘Cidade Digital’. O município está sendo conectado com internet de alta velocidade, após a conclusão da instalação de uma infovia de 107 quilômetros de fibra óptica. A rede passa a interligar mais de 100 portais de órgãos e serviços públicos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), secretarias e escolas, com o Data Center da Prefeitura. A obra, orçada em R$ 1,15 milhão, está sendo realizada pela empresa Fibra Óptica Rio Preto (Forp).

O projeto tem como objetivo promover a melhoria da qualidade dos serviços e da gestão pública por redes de fibra óptica – ganhando maior conectividade, acessibilidade, segurança, integração e velocidade.

As obras tiveram início em fevereiro deste ano e foram concluídas no início de agosto. Cerca de 50 profissionais, entre colaboradores da Forp, funcionários da Prefeitura e terceirizados, participaram do projeto  

“A cidade, quando se torna digital, consegue oferecer de forma rápida e precisa serviços cada vez mais digitais e de fácil acesso, como aplicativos de celulares. Isso traz a população para perto do serviço público e reduz o tempo de atendimento. Além disso, temos também ganho na produtividade dos servidores, uma vez que o acesso a informações nos sistemas integrados via fibra óptica se torna mais rápido”, explica George Fernando Longhi, CEO da Forp.

As obras tiveram início em fevereiro deste ano e foram concluídas no início de agosto. Cerca de 50 profissionais, entre colaboradores da Forp, funcionários da Prefeitura e terceirizados, participaram do projeto.

Um dos desafios durante a construção da infovia (a “estrada” de linhas digitais por onde trafegam os dados) foi passar com a rede por uma área de mata fechada, de preservação permanente. “Utilizamos drones para poder passar por cima da mata sem qualquer dano ao meio ambiente. Com isso, conseguimos levar a rede óptica ao bairro Pedro Nechar, que é bem afastado do centro urbano”, explica Longhi.

Segundo o CEO, a nova rede óptica de Catanduva está preparada para atender a um crescimento de até 50% da demanda no futuro e possibilita ainda a implantação de sistemas de segurança eletrônica, que poderão ser gerenciados por um único ou diversos locais.

A Forp é especialista em construção de redes para cidades. Além de Catanduva, a empresa foi responsável por instalar mais de 300 quilômetros de fibra óptica em São José do Rio Preto, e já executou infovias em municípios como Bauru, Botucatu e Barretos, entre outros.

Serviço
www.fibraopticariopreto.com.br

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos