book_icon

Ceragon é selecionada pela TIM para participar de testes com a rede 5G OpenRAN

Empresa se juntará a outros fornecedores na fase de testagem, que visa validar e avaliar o desempenho de diferentes combinações de componentes de infraestrutura, no esforço de criar um ecossistema aberto
Ceragon é selecionada pela TIM para participar de testes com a rede 5G OpenRAN

A Ceragon Networks, provedora global de soluções de transporte sem fio, anunciou hoje que foi selecionada pela TIM Brasil para participar do trabalho conjunto que está sendo realizado pela operadora com o Telecom Infra Project (TIP) e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) para testar provedores para 5G OpenRAN.

Os testes em área aberta serão realizados no campus da Inatel, em Santa Rita do Sapucaí (MG), e irão incorporar fornecedores de software e hardware, operadores, membros da universidade e membros dos grupos de trabalho TIP. As ações serão lideradas pelo TIP, que vem promovendo soluções abertas e desagregadas para redes de telecomunicações. A meta é testar e validar diferentes combinações de componentes OpenRAN de vários fornecedores e seu desempenho em condições semelhantes às de uma rede comercial.

Para os testes de campo, a operadora implantará a solução de onda milimétrica IP-50E de nova geração da Ceragon, totalmente externa e capaz de fornecer capacidade de até
20 Gbps 

Esta notícia, no entender da Ceragon, significa um grande reconhecimento das soluções e da tecnologia de transporte Open Network desenhadas por ela, bem como marca um passo substancial para o envolvimento da empresa nas futuras implantações de redes no Brasil.

Para o propósito deste teste, a TIM Brasil implantará a solução de onda milimétrica IP-50E de nova geração da Ceragon, totalmente externa e capaz de fornecer capacidade de até 20 Gbps.

“Os resultados deste teste fortalecerão ainda mais o relacionamento entre a TIM e a Ceragon”, disse Silmar Palmeira, chefe de Arquitetura e Tecnologia de Inovação da TIM Brasil. “Temos a satisfação de ter parceiros que compartilham uma visão de futuro conosco, dando mais visibilidade e importância às iniciativas de ecossistema aberto. Acreditamos que o projeto traz iniciativas de desenvolvimento para a academia, empresas e fabricantes, impulsionando a indústria de software”, acrescentou.

“Estamos muito entusiasmados por ter a Ceragon a bordo. Eles têm sido um membro ativo do TIP e, portanto, estou confiante de que suas tecnologias inovadoras e forte experiência serão contribuições sólidas para este projeto e instrumentais para o sucesso do Programa de Campo Aberto”, assinalou Giovani Prado Siqueira, chefe da TIP Technology LATAM.

De seu lado, Ira Palti , presidente e CEO da Ceragon Networks, comentou: “A Ceragon está entusiasmada por ser um dos poucos fornecedores selecionados pela TIM Brasil para participar de seus próximos testes OpenRAN com a TIP e a Inatel. Nossas soluções IP-50 foram projetadas para ser a melhor oferta de sua classe, nativa em cloud, para cada um dos domínios de transporte de rede da TIM Brasil – e certamente os resultados do teste refletirão exatamente isso. A Ceragon está empenhada em ajudar a TIM Brasil a implantar a mais flexível e econômica rede 5G, apta a oferecer aos usuários a melhor experiência”.

Serviço
www.ceragon.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.