A Capgemini, empresa global de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, anuncia a abertura do seu Centro de Excelência (Center of Excellence, da sigla em inglês CoE) para Digital & Cloud no Brasil. Localizado em São Paulo, o local conta com uma infraestrutura focada em provas de conceito, demonstrações e apresentações, e um data center dedicado para atender clientes de diversos setores, como serviços financeiros, seguros, bens de consumo e varejo, entre outros.
A iniciativa suportará a estratégia de crescimento da empresa no País e está alinhada com a orientação do Grupo em promover e apoiar a jornada dos clientes na transformação digital. O novo CoE para Digital & Cloud atuará conectado aos 10 centros de inovação distribuídos pelo mundo. No Brasil, são aproximadamente 120 profissionais dedicados a soluções digitais e de cloud, trabalhando integrados com especialistas das mais diversas disciplinas do Grupo.
Segundo Adriano Contrera, vice-presidente de Aplicações da Capgemini no Brasil, o CoE está sendo criado para consolidar a expertise que a companhia já possui no País. “Nos últimos quatro anos promovemos soluções e ajudamos empresas do Brasil em seus processos de transformação digital. Agora, esse novo CoE certamente nos ajudará a fortalecer e a expandir essa experiência local de forma integrada com todo o Grupo”, explica o executivo.
No Brasil, mais de 30 grandes clientes da Capgemini já utilizam as soluções oferecidas pelo novo CoE, que terá como foco atender os maiores desafios das empresas em suas jornadas pela transformação digital com soluções de Aplicações e Infraestrutura. Cloud computing, Insights & Data, Digital Customer Experience (experiência digital do consumidor – da sigla em inglês DCX) e Mobilidade, assim como Cybersecurity, Inteligência Artificial, Internet of Things (Internet das Coisas – da sigla em inglês IoT) e Agile Development (desenvolvimento ágil – da sigla em inglês DevOps) estão entre as principais soluções disponíveis no centro.
“De acordo com a IDC Brasil, apenas o mercado de cloud deve crescer 20% neste ano. O cenário promissor da tecnologia como Serviço (as a Service – aaS) e de cloud tornaram o Centro de Excelência no Brasil uma realidade”, diz André França, vice-presidente de Serviços de Infraestrutura da Capgemini no Brasil.
O Centro de Excelência também realizará projetos a partir da metodologia Accelerated Solutions Environment (ASE), que alinha todos os envolvidos em torno de um desafio de negócio – executivos, clientes, fornecedores, especialistas, entre outros – para tomar, em apenas alguns dias, uma decisão que poderia levar meses. O ASE já foi utilizado por mais de 600 clientes no mundo, por meio de mais de 3 mil reuniões.
Maturidade Digital
Para apoiar a estratégia de negócios da Capgemini Brasil em Digital & Cloud, a empresa realizou recentemente a Pesquisa de Maturidade Digital, que auxilia no melhor entendimento da transformação digital em diversos setores – incluindo serviços financeiros que atualmente é um dos mais comprometidos em percorrer essa jornada. De acordo com a pesquisa, 57% das empresas desse mercado estão promovendo as mudanças culturais necessárias para a transformação digital e 59% afirmam que estão recebendo os investimentos necessários para promover a transformação digital de seus negócios.
O setor de serviços financeiros também apresenta um dos níveis mais altos de engajamento da alta direção (60%) em promover uma visão do futuro que envolva o uso das tecnologias digitais. “A tecnologia digital está claramente impulsionando a comunicação e a colaboração entre os funcionários e os executivos nas instituições financeiras. Eles reconhecem que as tecnologias digitais são a base para um banco digital”, lembra Contrera.
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