A Capgemini está ajudando a Smartly, empresa fornecedora de aplicações que suportam serviços digitais domésticos, a oferecer uma forma inovadora para que os noruegueses paguem pelo uso de estações de carregamento de carros elétricos. Em apenas seis semanas, a Capgemini desenvolveu para o cliente uma aplicação móvel multiplataforma, nativa na nuvem, que permite aos seus assinantes acessarem e pagarem conforme utilizarem os carregadores de carros elétricos oferecidos por uma rede de cooperativas distribuídas por toda a Noruega.
Venda de veículos elétricos continua a crescer, assim como a demanda pela disponibilidade de estações de carga
De acordo com o estudo World Energy Markets Observatory, divulgado recentemente pela Capgemini, o registro de veículos elétricos à bateria (battery electric vehicles ou BEVs) e de veículos elétricos híbridos plugados (plug-in hybrid electric vehicles ou PHEVs) novos atingiu um recorde em 2016, com mais de 750 mil unidades vendidas em todo o mundo, um aumento de 10% em comparação ao ano de 2015. E a Noruega é o país com maior participação no mercado de carros elétricos em todo o mundo – algo como 29% das vendas de automóveis novos naquele país –, com aumento de 5% em relação a 2015.
Contudo, dentre as principais barreiras à adoção dos carros elétricos pelo mercado de massa estão a disponibilidade de estações de carga, a autonomia da bateria e o tempo de carregamento. Por outro lado, as cidades estão cada vez mais envolvidas no apoio à adoção de soluções de transporte de baixo consumo de carbono, em particular veículos elétricos.
Como líder mundial em energias renováveis, o governo norueguês lançou, em 2016, uma iniciativa para que todos os veículos novos vendidos na Noruega sejam alimentados por energia renovável até 2025. Como parte desse objetivo, o país espera fornecer aos proprietários de automóveis elétricos um acesso fácil a estações de carregamento, instalando-os por meio das cooperativas de habitação de todo o país.
Da prova de conceito à realidade em apenas seis semanas
Como resultado da diretriz governamental, tanto as cooperativas de habitação quanto os edifícios residenciais têm rapidamente enfrentado desafios para identificar os diferentes usuários e efetuar as devidas cobranças, com precisão, das famílias em relação ao consumo de energia do seu veículo. Nesse momento, a Smartly viu a oportunidade de criar um aplicativo móvel capaz de atender a esta necessidade e contratou a Capgemini para ajudá-la no desenvolvimento da solução devido à sua experiência em tecnologia nativa da nuvem, além do reconhecido compromisso em criar experiências mensuráveis para clientes digitais. E a questão do tempo era crucial para o projeto: a Capgemini precisou que a aplicação passasse da prova de conceito para a operação em seis semanas. Assim, a Capgemini e a Sogeti, uma de suas subsidiárias, trabalharam em conjunto com a Microsoft para criar um aplicativo móvel multiplataforma que autorizasse apenas aos assinantes o acesso aos carregadores de carros elétricos disponibilizados pelas cooperativas credenciadas.
“A Capgemini tornou fácil a transferência de uma tecnologia complexa para uma aplicação amigável. Estamos muito entusiasmados por sermos a primeira empresa a oferecer de forma transparente este serviço de cobrança aos nossos clientes”, comemorou Ketil Granbakken, Diretor de Vendas e Marketing da Smartly AS.
Uma equipe interdisciplinar trabalhou em conjunto para criar os aplicativos nativos na nuvem para os sistemas Android e iOS, usando o poder do Visual Studio Tools for Xamarin para desenvolvê-los mais rapidamente. Os clientes podem agora baixar a solução da Smartly para acompanhar seu consumo de eletricidade e pagar de acordo com o uso. A solução se baseia em uma forma organizada de medição do consumo de energia, oferece cobrança descomplicada aos clientes e facilita as funções de faturamento para as cooperativas. Assim, estabeleceu ainda um parâmetro de referência para futuras iniciativas de tecnologia verde no país.
“Reunimos nossa experiência no desenvolvimento e implementação de aplicações nativas da nuvem, inovação digital e experiência do cliente à plataforma de nuvem Microsoft Azure para ajudar a criar, de forma inteligente, um aplicativo inovador e capaz de oferecer não só uma excelente experiência ao usuário para os clientes da Smartly, mas também contribuir para um futuro mais verde para a Noruega”, afirmou Jens Middborg, vice-presidente da Capgemini na Noruega. “Estamos honrados com a confiança depositada pela Smartly em nosso time para superar esse desafio e estamos muito satisfeitos ao ver a solução em ação”.
“Atualmente, os clientes esperam que os aplicativos sejam intuitivos em qualquer dispositivo que eles utilizem”, afirmou Greg Urquhart, diretor sênior da Microsoft para Intelligent Cloud. “Com o Microsoft Visual Studio Tools for Xamarin, a Capgemini estava habilitada a utilizar uma base de código compartilhada para entregar rapidamente à Smartly uma solução inovadora em relação a múltiplos fatores e formas e na escala da plataforma na nuvem da Microsoft Azure”.
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