book_icon

CA Technologies capacita jovens trans em desenvolvimento web

Com apoio do Gerando Falcões e do Instituto Ariadne, companhia promove curso gratuito para 20 jovens selecionados no programa Transcidadania, da Prefeitura de São Paulo
CA Technologies capacita jovens trans em desenvolvimento web

Foram entregues os certificados de participação e conclusão do curso Desenvolvimento Web, realizado pela CA Technologies, com apoio da ONG Gerando Falcões e do Instituto Ariadne. Parte de uma iniciativa global da companhia para incentivar a diversidade no mercado de tecnologia, o projeto-piloto com o público trans incluiu 36 horas de atividades com conceitos básicos do Desenvolvimento Web e princípios da programação para jovens do programa Transcidadania, da Prefeitura de São Paulo.

Jovens de 20 a 30 anos foram selecionados no programa Transcidadania, da Prefeitura de São Paulo

A promoção da inclusão e capacitação de pessoas trans no mercado de trabalho foi um dos pontos que chamou atenção de Thomas Raphael de Oliveira, 21 anos, que comenta que além de ter aprendido mais sobre desenvolvimento web, como linguagens de programação, pôde desenvolver sua rede de contatos.

“É preciso fazer mais que falar não à discriminação. É necessário dizer sim à diversidade por meio de práticas inclusivas para reconhecer a dignidade de todas as pessoas”, comenta Thomas, que ainda nesta semana conquistou seu primeiro estágio na área de tecnologia, por meio da rede de relacionamentos do curso, e continuará aperfeiçoando suas habilidades enquanto busca oportunidades profissionais no mercado de tecnologia.

Companhias com diversidade de gênero tem um retorno financeiro 15% maior que seus concorrentes, como indica a pesquisa Why diversity matters, da McKinsey & Company. Contudo, de acordo com dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), apenas cerca de 0,02% de pessoas trans estão na universidade, 72% não possuem o ensino médio e 56% o ensino fundamental.

“A diversidade não deve existir apenas pelo desenvolvimento econômico, ela é necessária para que a sociedade tenha mais oportunidades, para que nossos filhos não precisem resolver problemas sociais de década passada”, comenta Alexandre Scaglia, Diretor de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa para América Latina da CA Technologies.

“Nossos esforços em educação e preparação profissional são ações iniciais para aumentar a diversidade no mercado de trabalho de tecnologia, um setor onde os homens são maioria. E nem sempre foi assim”, afirma.

Educação e igualdade de gênero estão entre os principais objetivos das ações de responsabilidade social da CA Technologies, que assume compromissos em relação à diversidade e à educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês).

Esta é a segunda parceria da CA Technologies com a Gerando Falcões. A primeira, realizada em 2017, teve foco em potencializar e capacitar meninas para que ocupem cada vez mais posições relevantes no mercado de trabalho.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.