book_icon

Brasil é terreno fértil para indústria 4.0

Marcia Flesch Grillo, General Manager da Dassault Systèmes para a América Latina, fala sobre a importância e oportunidades da região para a companhia
Brasil é terreno fértil para indústria 4.0

Ao se definir como uma empresa 3DEXPERIENCE, a francesa Dassault Systèmes fortalece sua presença na engenharia de sistemas voltada a facilitar novas experiências conectadas. Sua plataforma tem como premissa difundir o desenvolvimento da “Internet das Experiências”, ou seja, colocar o consumidor no centro do sistema, integrando os processos de negócio das companhias com o desenvolvimento do produto.

Nós acreditamos que o Brasil pode ter destaque inovando em áreas como agronegócios, serviços financeiros, exploração de óleo e gás e healthcare”

A engenharia de sistemas também tem um papel central na indústria 4.0. Inovação, colaboração e design impulsionam o desenvolvimento de produtos e estratégias para a evolução da Internet das Coisas, que aplicado a indústria se traduz no conceito de smart manufacturing ou indústria 4.0.

A empresa tem também em sua atuação seu direcionamento no desenvolvimento de novas tecnologias envolvendo nuvem, realidade virtual e aumentada, IoT, impressão 3D e uma serie de aperfeiçoamentos que envolvem design e projetos 3D integrados. Marcia Flesch Grillo, General Manager da Dassault Systèmes, toca a estratégia da francesa para a América Latina. Em entrevista para a Infor Channel, a executiva destaca que a empresa tem o Brasil como país chave para expansão na região. “Acreditamos que a diversificação das indústrias e mercado, até por conta de seu tamanho, trazem abundância de recursos. A criatividade do povo local também é outro aspecto para um futuro promissor. Para aproveitar as oportunidades locais, desenvolvemos e incrementamos a nossa política voltada a parceiros e canais”.

Como avalia a maturidade do Brasil na adoção de tecnologia para fábricas inteligentes?

A discussão local no Brasil sobre a transformação digital e indústria 4.0 me parece que está mais focada em capitalizar e angariar recursos para compra de mecanismos do que em novas tecnologias. Nós acreditamos que o Brasil pode ter destaque inovando em áreas como agronegócios (incluindo toda a cadeia, de avanço na genética a equipamentos para produção no campo), serviços financeiros, exploração de óleo e gás, healthcare, entre outros. De qualquer maneira, o modelo de negócios e políticas de incentivo a inovação ainda precisam ser desenvolvidas ou otimizadas. No Brasil, há um grande potencial para inovação em vários setores da economia.

Uma plataforma de negócios é um recurso vital para que o mercado brasileiro siga competitivo nesse cenário. A plataforma 3DEXPERIENCE permite dados, designs, informações sobre produtos possam, a partir de um único local, ser criados, compartilhados e gerenciados. Isso facilita os processos de negócios e tomada de decisão de uma organização. A plataforma remove barreiras entre grupos, elimina duplicação e dados desatualizados, promove uma maior colaboração entre times e oferece visibilidade em tempo real das agendas de produção e progresso. Essa é a verdade transformação digital na indústria e, em um futuro breve, permitirá que fábricas operem com mais facilidade e entreguem produtos mais rápidos.

Qual solução acredita que tem mais aderência no mercado brasileiro? E qual pretende estimular?

Nossa atuação vai além de prover tecnologia. Estamos trabalhando para oferecer novos e estratégicos modelos de negócios para que a empresa possa se aproximar de seu cliente. Isso inclui novas formas de colaboração que promovem a competitividade. Assim que é estabelecida uma liderança, o próximo desafio é usar os recursos corretos. Na América Latina ainda é necessário achar o ponto crítico. As discussões locais ainda permeiam vocações das empresas e quais tecnologias podem contribuir para a criação de novos modelos de negócios ao invés de focar no fomento à tecnologia. Os líderes LATAM com essa visão terão condição de conduzir a competitividade a outro nível no mercado global.

No caso da Dassault, promovemos a experiência que vai além de nossa plataforma de suporte ao cliente. Com nosso conhecimento de mercado, ajudamos empresas a definir as melhores estratégias para lidar com oportunidades e desafios que vão encarar nessa jornada. Orientamos como podem chegar a seus objetivos com os próprios recursos e parceiros, que complementam a oferta com serviços. Também devo destacar a nossa presença no meio acadêmico, que nos ajuda a difundir o conhecimento com qualificação da nova geração de profissionais, que chegarão ao mercado com conhecimento e capacidade para lidar com essa nova realidade.

Qual é a importância do Brasil e América Latina na estratégia da Dassault Systèmes?

Estamos comprometidos com a região e acreditamos que a diversificação das indústrias e mercado, até por conta de seu tamanho, trazem abundância de recursos. A criatividade do povo local também é outro aspecto para um futuro promissor. Para aproveitar as oportunidades locais, desenvolvemos e incrementamos a nossa política voltada a parceiros e canais. O objetivo é expandir a nossa presença na região. Cada país tem a sua especificidade e todos são extremamente importantes para o nosso negócio. Além disso, pensamos que esse investimento é essencial para o desenvolvimento do país, de sua economia e da qualidade de vida dos seus cidadãos. Estamos frequentemente investindo em nossa força de trabalho na região, melhorando nossas sedes e infraestrutura, treinando nossos colaboradores e parceiros para que possamos estar cada vez mais próximos aos clientes. O objetivo da Dassault Systèmes é, mais que implementar nossas soluções, mas contribuir para o desenvolvimento da região. É importante ressaltar também que a Dassault é uma empresa global com boa saúde financeira.

Na sua opinião, a crise impactou a oferta local? Por quê?

Não. Sabemos das dificuldades pelas quais o país está passando, mas o mercado brasileiro pe praticamente o mais importante da região, pelo menos o que mais investe em inovação e competitividade das companhias.

Para onde caminha a oferta da empresa na região? Que oportunidades vê por aqui?

Seguimos acreditando nos mercados latino-americanos, principalmente o Brasil, desde que estabelecemos presença por aqui. Há inúmeras indústrias que podem ser beneficiadas pela tecnologia. Defesa Aeroespacial e Transportes & Mobilidade são bons exemplos de indústrias que se beneficiarão de melhorias em combustíveis para carros e aviões, por exemplo. Qualquer outra indústria de grande escala se beneficiará da automação e robótica, assim como qualquer negócio que tenha foco em produção customizada terá ganhos com a impressão 3D.

No caso do Brasil, por seu tamanho e diversificação de indústrias, sem falar da abundância de recursos e criatividade do povo local, acreditamos que o espaço para evolução é enorme. Por conta disso, a Dassault Systèmes tem investido no País nos últimos anos, crescendo o seu time local, aumentando e melhorando a sua infraestrutura, qualificando colaboradores e canais. Trabalhamos juntos aos nossos clientes para difundir o conceito de indústria 4.0, demonstrando na prática como estamos prontos para suportar nossos clientes na jornada da transformação digital.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.