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Brasil é o segundo no ranking mundial de e-mails bloqueados por ameaças

Relatório da Trend Micro mostra que ameças cresceram 16% no mês de outubro de 2018, em relação a setembro, sendo mais de 316 milhões de e-mails bloqueados

O relatório mensal Smart Protection Network, da Trend Micro – referente a outubro, aponta que o Brasil continua como o segundo colocado no Top 5 dos países com o maior número de ameaças de e-mail bloqueadas pela Trend Micro. A quantidade de ameaças cresceu 16% em relação a setembro, sendo mais de 316 milhões de e-mails bloqueados. O país líder em ameaças é o Estados Unidos, com mais de 1 bilhão de ameaças bloqueadas.

Esse aumento não ocorreu apenas no Brasil, o número de ameaças de e-mail bloqueadas cresceu 11% em relação ao total do último relatório, foram mais de 4,5 bilhões de ameaças no período da pesquisa. Segundo Franzvitor Fiorim, diretor técnico da Trend Micro no Brasil, o e-mail é a principal opção dos hackers para ataques de ransomware e direcionados, então não é de se surpreender que as ameaças aumentem cada vez mais. “Os cibercriminosos buscam cada vez mais inovar em seus golpes, mas, ainda assim, não abandonaram as antigas práticas de ataque, por isso, é necessário que as empresas mantenham atenção redobrada”, explica.

 

Aumento dos malwares PoS detectados

Quanto a malwares, o Brasil aparece como o terceiro colocado no Top 5 dos países com o maior número de malwares PoS detectados. Esse malware afeta os dispositivos point-of-sale (PoS), que são máquinas que permitem que localizações de varejo aceitem pagamentos com cartão, conseguindo roubar informações de clientes sobre transações financeiras, incluindo informações de cartão de crédito.

No relatório de setembro o Brasil nem aparecia na classificação, em agosto estava na quinta colocação, enquanto, no mês de outubro, foram três casos de malwares bloqueados, o que colocou o Brasil em posição de destaque na lista.

“É muito importante que as empresas se atentem as ameaças de malware PoS, pois as consequências de tais incidentes não são pequenas. Podem variar de uma perda de confiança e reputação do cliente a reclamações judiciais. A preocupação deve ser maior ainda em períodos movimentados de vendas, como essa época que antecede o Natal”, conclui Fiorim.

Serviço
Smart Protection Network

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