Internacional

BP se junta à IBM para promover a computação quântica

A empresa britânica passa a ter acesso a softwares, informações e computadores quânticos na Nuvem para pesquisas

A britânica BP (British Petroleum) se juntou à IBM Quantum Network para promover o uso da computação quântica na indústria de energia. Dessa forma, ela passa a ter acesso ao conhecimento e software quântico da IBM, além dos computadores quânticos mais avançados disponíveis através da Nuvem. Isso inclui o acesso a um computador quântico premium de 65 qubit, o maior sistema quântico disponível para a indústria hoje e um marco importante no roteiro IBM Quantum  para um sistema qubit superior a 1.000, destinado ao final de 2023.

A indústria de energia está cheia de oportunidades para ver o valor do uso da computação quântica por meio da descoberta de novos materiais projetados para melhorar a geração, transferência e armazenamento de energia

A BP trabalhará com a IBM para explorar o uso da computação quântica para resolver os desafios de negócios e engenharia e explorar as aplicações potenciais para aumentar a eficiência e reduzir as emissões de carbono. “A ambição da BP é se tornar uma empresa zero líquido até 2050 ou antes e ajudar o mundo a alcançar essa meta. Os recursos de computação da próxima geração, como a computação quântica, ajudarão a resolver os desafios de ciência e engenharia que enfrentaremos, permitindo-nos reimaginar a energia e projetar novos produtos de baixo carbono”, disse Morag Watson , vice-presidente sênior de Ciências Digitais e Engenharia da BP.

Segundo informações, a computação quântica tem potencial para ser aplicada em diversas áreas, como modelagem química e acúmulo de vários tipos de argila em poços de hidrocarbonetos – um fator crucial na produção eficiente de hidrocarbonetos; analisar e gerenciar a dinâmica dos fluidos de parques eólicos; otimizar a inspeção de instalações robóticas autônomas; e ajudando a criar oportunidades ainda não imaginadas para fornecer a energia limpa que o mundo deseja e precisa.

Em 2020, a BP anunciou sua ambição zero líquido e sua nova estratégia. Até o final desta década, pretende desenvolver cerca de 50 gigawatts de capacidade líquida de geração renovável (um aumento de 20 vezes), aumentar o investimento anual de baixo carbono em 10 vezes para cerca de US$ 5 bilhões e cortar sua produção de petróleo e gás em 40 %.

A adesão à IBM Quantum Network aumentará a capacidade da empresa britânica de alavancar os avanços e aplicativos quânticos à medida que surgem e, em seguida, influenciar a forma como esses avanços podem ser aplicados ao seu setor e à transição energética. “A BP se junta a um número crescente de clientes que trabalham com a IBM para explorar a computação quântica para ajudar a acelerar a descoberta de soluções para alguns dos maiores desafios da atualidade”, acrescentou Dario Gil , vice-presidente sênior e diretor de Pesquisas da IBM. “A indústria de energia está cheia de oportunidades para ver o valor do uso da computação quântica por meio da descoberta de novos materiais projetados para melhorar a geração, transferência e armazenamento de energia”, afirmou.

A BP se junta a mais de 130 membros da IBM Quantum Network, uma comunidade global de empresas Fortune 500, start-ups, instituições acadêmicas e laboratórios de pesquisa que trabalham para promover a computação quântica e explorar aplicações práticas. Juntos, os membros das equipes Network e IBM Quantum estão pesquisando e explorando como a computação quântica ajudará uma variedade de setores e disciplinas, incluindo finanças, energia, química, ciência dos materiais, otimização e aprendizado de máquina, entre muitos outros.

Serviço
www.ibm.com

2 Comentários

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos