Informe aqui

“Bolhas” do Sertões 2020 conectam-se à Internet com a Go2neXt Digital Innovation

Acesso via satélite HughesNet, ISPs e redes 3G e 4G será responsável pela troca de informações entre a organização do Rally, times de cronometragem e equipes competidoras. TechTruck2Go: Data Center móvel suporta a digitalização das bolhas do Rally dos Sertões 2020

Oito minicidades organizadas ao longo dos 5000 quilômetros e nove dias do maior rally das Américas acolherão 1500 pessoas pré-testadas contra o Covid-19.

A Go2neXt, empresa de soluções e serviços de inovação digital, anuncia que proverá serviços digitais às 1500 pessoas que participarão do Sertões 2020, o maior rally das Américas. Neste ano de pandemia, oito “bolhas”, ambientes totalmente conectados onde só entrarão pessoas cadastradas e previamente testadas em relação à Covid-19, serão configuradas em áreas rurais e remotas localizadas entre os estados de São Paulo e Maranhão. A 28ª edição do evento acontecerá entre 30 de outubro e 7 de novembro, ao longo de um percurso de 5000 quilômetros. “Cada bolha é uma minicidade onde a distância social entre as pessoas e o compartilhamento de todas as informações sobre o Sertões serão suportados por Apps. A Internet tem um papel crítico nesse contexto”, explica Paulo Pichini CEO & President da Go2neXt Digital Innovation.

Na visão de Pichini, nenhuma competição esportiva pode acontecer este ano sem o uso das mais inovadoras soluções digitais. “O grau de digitalização do Sertões 2020 se compara ao que foi realizado, por exemplo, na NBA, nos EUA. Essa conquista mostra a excelência da cultura digital brasileira e nossa capacidade de superação. Vamos levar para a trilha 4×4 do Sertões a mesma qualidade de serviços digitais que usufruímos no centro financeiro da cidade de São Paulo”.

“Todos os grandes eventos esportivos estão se reinventando, com o Sertões não é diferente. Vamos nos deslocar com toda segurança para ativar as economias locais e levar cuidado a quem precisa”, diz Joaquim Monteiro, CEO do Sertões. “Adiar a prova, em tese a opção mais fácil, seria abandonar quem sempre nos acolheu. Sertões representa superação. Nosso DNA fala mais alto. Vamos levar esperança às pequenas cidades que há 27 anos recebem o Sertões com tanto carinho e hoje estão impactadas financeiramente. É da alma da comunidade do rally ser solidário. O Sertões é filho do Brasil e como todos sabem um filho do Brasil não foge à luta.”

As bolhas do Sertões 2020 são itinerantes e de curta duração. Cada bolha entra em operação na manhã de um dia e é encerrada na manhã do dia seguinte; uma hora depois do fechamento da bolha anterior, um novo acampamento isolado já deve estar operacional, pronto para acolher as equipes da organização do evento, times de cronometragem, equipes de competidores e da TV Sertões. Trata-se de um grande desafio. Por causa da pandemia, as bolhas serão organizadas em áreas isoladas. Cada equipe participante terá de ser completamente autossuficiente em relação a energia elétrica e água, por exemplo.

Paulo Pichini: piloto na categoria Protótipos desde 2003 e líder da Go2neXt Digital Innovation

Para Vinicius De Simoni, diretor de operações da Go2neXt, esse é um dos projetos mais desafiadores empreendidos por seu time. “A inovação depende de planejamento e rigor para produzir os resultados desejados”, ensina De Simoni. “Na edição do Sertões deste ano, chegamos a um grau de detalhamento muito alto. O desafio de organizar oito bolhas em dias consecutivos e com distância de centenas de quilômetros entre cada minicidade exige muita agilidade e o uso das mais automatizadas soluções de TI e Telecomunicações”. Isso inclui a presença do caminhão TechTruck2Go, o data center móvel da Go2neXt que operará em redundância com o data center da organização do Sertões 2020, atuando também como centro de monitoramento e spare parts das várias redes desta disputa. A equipe Go2neXt estará presente on-site 24 horas por dia ao longo de 15 dias, antes mesmo do início da prova. O período entre os dias 26 e 30 é essencial para a equipe Go2neXt trabalhar localmente na rede; a partir do dia 30 de outubro, a disputa começa de fato, terminando no dia 7 de novembro em Barreirinhas (MA), nos Lençóis Maranhenses.

Vale destacar que a infraestrutura digital projetada, implementada e gerenciada pela equipe Go2neXt ao longo do Sertões 2020 conta com o apoio da Hughes, através da internet banda larga via satélite HughesNet. Essa tecnologia poderá servir de suporte aos dispositivos IoT implementados nas dezenas de veículos da equipe técnica que organiza o rally. “O desenho da rede inclui 4 acessos à internet via satélite HughesNet”, detalha De Simoni. Os pontos de acesso serão instalados próximos à sala da organização do rally, ao lado do TechTruck2Go e do mochilink da TV Sertões. A conexão via satélite HughesNet colabora para que o Sertões ocorra de forma segura, digitalizada e com a máxima performance tanto na trilha, como na retaguarda tecnológica. “A soma dos 4 acessos via satélite HughesNet com provedores ISPs localizados ao longo do trajeto da disputa e redes 3G ou 4G que atuam como back-up garantirão uma excelente UX (user experience) às 1500 pessoas que acompanharão o Rally dos Sertões”, explica De Simoni.

O time Go2neXt integrou em seu projeto, também, soluções da Cisco/Meraki, responsáveis pela tecnologia que suporta os balanceadores, os acessos a usuários Wi-Fi e parte da segurança de rede. Estes equipamentos ainda sinalizam a equipe do NOC da Go2neXt, em São Paulo, garantindo a alta disponibilidade dos serviços.

Alta tecnologia está presente, ainda, no carro 4×4 da equipe Go2neXt Digital Innovation. Além de liderar a equipe de experts em inovação envolvida na digitalização do Sertões 2020, Paulo Pichini atuará também como piloto, na categoria Protótipos. Pichini participa desta disputa desde 2003, sempre levando o que há de mais avançado em tecnologia para as regiões menos digitalizadas do Brasil. “Neste ano contaremos com um acesso à Internet exclusivo e de alta velocidade. Esse serviço permitirá que eu me comunique com o escritório e com minha família sempre que for necessário”, diz Pichini.

A missão da Go2neXt Digital Innovation é projetar, implementar e gerenciar ambientes inteligentes em seus clientes. Essas soluções são baseadas em ofertas de infraestrutura – incluindo IoT –, colaboração, data center, cloud e segurança. Cada projeto é criado de forma a promover a melhor experiência do usuário (UX). A soma das tecnologias de mercado com a inteligência Go2neXt dá origem a ambientes que geram dados – data lakes. A partir daí, entram em cena soluções de inteligência artificial e analytics que aceleram os processos de negócios dos clientes Go2neXt.

Um ano diferente pede um Sertões diferente. Em 2020, o maior rally das Américas se transforma no “Rally da Solidariedade”. A 28ª edição da prova traz adaptações relevantes nas suas três dimensões: Esporte, Social e Turismo. A missão este ano é levar acesso à medicina de qualidade e fomento econômico para as comunidades remotas e carentes do Brasil. Este ano a ação social do Sertões está focada em dois pilares: 1. Saúde: através da instalação de Unidades de Teleatendimento (UTAs), um projeto inovador desenvolvido pelo SAS Brasil; 2. Legado econômico: a ação coordenada pelo SEBRAE e pelo UniãoBR fará a aquisição de cestas básicas de pequenos comerciantes locais e as redistribuirá nas regiões percorridas pelo Sertões aos que estão sem trabalho e renda. O lado competitivo da prova foi adaptado e traz um protocolo de segurança especial. A caravana ficará isolada em bolhas, acampamentos fechados, ao longo do percurso. Já a dimensão Turismo, que revela lugares que pouca gente conhece, foi postergada para 2021.

Serviço
www.go2next.com.br

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos